Peugeot

Peugeot 308 renovado estreia BlueHDI de 130 cv

Um novo motor 1.6 turbodiesel de 130 cv, a estética retocada e uma maior dotação de dispositivos de segurança são os principais destaques da actualização operada no Peugeot 308. À venda em Setembro.

Autor
  • António Sousa Pereira

Confirmando aquilo que há já algum tempo se anunciava, a Peugeot decidiu renovar o 308, de forma a manter a competitividade do seu best-seller, cuja chegada ao mercado português está agendada para o próximo mês de Setembro.

Estilisticamente, a nova grelha, mais vertical, e com o célebre leão em destaque, o capot mais esguio e a nova assinatura visual assegurada pelas luzes diurnas por LED, presentes em todas as versões do modelo, são os elementos que mais facilmente permitem identificar, num primeiro olhar, a mais recente geração do popular familiar compacto francês.

Já no habitáculo, o destaque vai para o conhecido i-Cockpit, que agora passa a contar com um ecrã táctil de 9,7” com novos gráficos, navegação 3D com informação de trânsito em tempo real e acesso mais fácil e rápido às várias funções do sistema de infoentretenimento.

Ao mesmo tempo, o renovado 308 recebeu os sistemas de assistência à condução já conhecidos do SUV 3008, nomeadamente o sistema de travagem autónoma de emergência em cidade e o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem.

Este é, igualmente, o primeiro modelo da PSA a poder contar com um cruise-control activável a partir dos 30 km/h em versões de caixa manual. Para facilitar a tarefa do condutor está disponível, também, o sistema de auxílio ao estacionamento com câmara traseira panorâmica de 180°, medição do espaço disponível e apto a operar de forma autónoma a direcção nas manobras de parqueamento.

Quanto à gama de motores, graças às melhorias introduzidas nos sistemas de controlo de emissões, está já preparada para responder às novas normas de protecção ambiental Euro 6.c. Também aqui há novidades a registar, sendo a mais revelante a chegada de um novo turbodiesel BlueHDI com 130 cv. Por seu turno, o três cilindros de 1,2 litros PureTech com 130 cv passa a contar com um filtro de partículas, ao passo que o BlueHDI de 180 cv surge aliado a uma nova caixa automática de oito velocidades de origem Aisin e a um sistema start/sop capaz de funcionar logo desde os 20 km/h, combinação rara no segmento e, para já, exclusiva do 308 na oferta do construtor francês.

Prémios Auto 2017 Observador - A escolha dos portugueses

Coube-lhe a si decidir e está decidido. As votações para eleger os melhores automóveis introduzidos no mercado em 2017 estão oficialmente fechadas. Confira aqui os finalistas em cada uma das categorias. Dia 19 há festa (e você vai fazer parte dela).

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVer finalistas
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site