Confirmando aquilo que há já algum tempo se anunciava, a Peugeot decidiu renovar o 308, de forma a manter a competitividade do seu best-seller, cuja chegada ao mercado português está agendada para o próximo mês de Setembro.

Estilisticamente, a nova grelha, mais vertical, e com o célebre leão em destaque, o capot mais esguio e a nova assinatura visual assegurada pelas luzes diurnas por LED, presentes em todas as versões do modelo, são os elementos que mais facilmente permitem identificar, num primeiro olhar, a mais recente geração do popular familiar compacto francês.

Já no habitáculo, o destaque vai para o conhecido i-Cockpit, que agora passa a contar com um ecrã táctil de 9,7” com novos gráficos, navegação 3D com informação de trânsito em tempo real e acesso mais fácil e rápido às várias funções do sistema de infoentretenimento.

Ao mesmo tempo, o renovado 308 recebeu os sistemas de assistência à condução já conhecidos do SUV 3008, nomeadamente o sistema de travagem autónoma de emergência em cidade e o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem.

Este é, igualmente, o primeiro modelo da PSA a poder contar com um cruise-control activável a partir dos 30 km/h em versões de caixa manual. Para facilitar a tarefa do condutor está disponível, também, o sistema de auxílio ao estacionamento com câmara traseira panorâmica de 180°, medição do espaço disponível e apto a operar de forma autónoma a direcção nas manobras de parqueamento.

Quanto à gama de motores, graças às melhorias introduzidas nos sistemas de controlo de emissões, está já preparada para responder às novas normas de protecção ambiental Euro 6.c. Também aqui há novidades a registar, sendo a mais revelante a chegada de um novo turbodiesel BlueHDI com 130 cv. Por seu turno, o três cilindros de 1,2 litros PureTech com 130 cv passa a contar com um filtro de partículas, ao passo que o BlueHDI de 180 cv surge aliado a uma nova caixa automática de oito velocidades de origem Aisin e a um sistema start/sop capaz de funcionar logo desde os 20 km/h, combinação rara no segmento e, para já, exclusiva do 308 na oferta do construtor francês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR