Um grupo de motociclistas percorria a A28 nas suas potentes motos, a um ritmo vivo mas sem roçar a loucura, pelo menos na altura em que o vídeo registou o momento. Às tantas, e logo no início do vídeo – publicado pelo youtuber português Rui Tiago -, é possível vislumbrar que o condutor que liderava o grupo embateu por trás num automóvel, um Honda Civic, que circulava calmamente na faixa da direita.

Este é um daqueles acidentes que tem tudo para correr mal, tenha ele sido motivado por uma redução súbita da velocidade por parte do condutor do veículo de quatro rodas, ou por excesso de velocidade aliada a alguma distracção por parte de quem ia aos comandos do modelo de duas rodas.

O embate contra a zona posterior do automóvel, necessariamente forte, quebrou de imediato as suspensões anteriores da Suzuki GSX R, que se partiu depois em múltiplas piruetas até ficar imobilizada na berma, com a sua estética substancialmente alterada e bastante menos atraente.

E o condutor? Bem, a esse abria-se uma série de possibilidade e nenhuma era boa para a sua saúde: ser atirado contra o automóvel e, no processo, partir o pescoço; ser cuspido por cima do veículo e cair à sua frente, sendo depois atropelado; ser atirado conta os suportes verticais que suportam os rails de protecção que, àquela velocidade, agiriam como facas, provocando-lhe fracturas múltiplas e com grande probabilidade fatais.

Porque o condutor da moto é decididamente um homem de sorte, acabou por ser cuspido e aterrar sobre a traseira do carro, cujo vidro traseiro, ao partir, absorveu o embate, não lhe provocando quaisquer danos. E quem ia ao volante do Honda Civic revelou ainda a calma suficiente para, mesmo depois de ver o motard amassar e invadir o seu automóvel, reduzir lentamente a velocidade antes de parar na berma, isto para não perturbar o passageiro que lhe entrou pelo carro adentro a alta velocidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR