Nunca os franceses tinham eleito um presidente tão jovem. Emmanuel Macron é o mais novo desde que esse posto foi criado em França, em dezembro de 1848. Nesse ano, Louis Napoleão Bonaparte assumiu a liderança do Estado francês: tinha 40 anos, mais um que Macron. Mesmo olhando apenas para os bilhetes de identidade dos Presidentes da V República francesa, Macron consegue ser dez anos mais novo que o anterior recordista: Valéry Giscard d’Estaing tinha 48 anos quando chegou ao Eliseu, recorda o Libération.

No resto do mundo, a idade do novo Presidente de França também faz História: num grupo cuja média de idades é de 54 anos, Emmanuel Macron acaba de se tornar no mais jovem líder de um membro do G20 e destrona Justin Trudeau, o primeiro-ministro do Canadá, que tem 45 anos, escreve o Le Figaro. Entre os 28 membros da União Europeia, fica em segundo lugar — apenas é ultrapassado pelo primeiro-ministro da Estónia, Jüri Ratas, com 38 anos.

Emmanuel Macron é o quinto chefe de Estado mais jovem a assumir a liderança de um país: Vanessa D’Ambrosio (San Marino) é a mais nova do mundo, com 29 anos — menos dez que o novo presidente francês. Depois vêm Kim Jong-un com 34 anos (mas no posto desde os 28), Tamim ben Hamad Al Thani (Emir do Qatar) com 36 anos e Jigme Khesar Namgyal Wangchuck, rei do Butão, com 37 anos.

Com 39 anos, Emmanuel Macron já foi secretário-geral adjunto do Gabinete do Presidente da República francês, ministro da Economia e da Indústria e acaba de ser eleito Presidente da República. Onde estavam os seus antecessores e os Presidentes portugueses com essa idade? Descubra na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR