Os socialistas Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes devolveram ao presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, os pelouros que lhes tinham sido atribuídos, respetivamente Habitação e Ação Social, e Urbanismo. Mas não vai fazer oposição só por fazer. Fonte socialista próxima do processo, garante ao Observador que os vereadores do PS entregaram os pelouros, mas vão “assumir uma posição responsável até ao fim.

A mesma fonte explica que o PS abdica dos lugares “porque nunca foi esse o ponto”, mas quanto à forma como os vereadores vão agir no executivo “as propostas serão votadas em função do seu valor”, não sendo, para já, “possível antecipar o que vai surgir nas reuniões”.

A informação do abdicar dos pelouros foi confirmada, em comunicado, pelo PS. O partido justifica a renúncia com “a decisão tomada pelo presidente da Câmara do Porto, que rejeitou o apoio do PS para o próximo ciclo autárquico”. Como consequência, Manuel Pizarro assumiu-se como candidato, com o objetivo de ocupar o lugar de Rui Moreira nas próximas eleições autárquicas de outubro.

Por este motivo, os vereadores socialistas “consideram que, por imperativo ético, não devem manter os pelouros que lhe foram atribuídos”, pode ler-se no comunicado. O acordo de coligação, no entanto, mantém-se.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Manuel Pizarro, Manuel Correia Fernandes e Carla Miranda (vereadora socialista sem pelouro), reafirmam o seu pleno compromisso com a cidade. Assim, exercerão, até ao fim do mandato, o cargo para o qual foram eleitos, sempre com a mesma postura construtiva que até agora revelaram.”

Na madrugada do último sábado, o Observador já tinha avançado a informação de que Pizarro avançaria com uma candidatura própria ao Porto, depois de Rui Moreira ter rejeitado o apoio do PS à sua recandidatura como independente à segunda Câmara do país. Moreira convidou ainda assim o socialista para ser seu vereador, mas a estrutura local do PS — descontente com uma atitude que considerou “desleal” e de “rutura” de Moreira — optou lançar Pizarro numa corrida contra o atual presidente.

O executivo da Câmara do Porto é composto por 13 elementos. Seis são da lista independente de Rui Moreira e três foram eleitos pelo PSD — em julho do ano passado, Rui Moreira convidou Ricardo Valente, vereador independente eleito pela coligação “Porto Forte” (PSD/PPM/MPT), para ficar responsável pelo pelouro da Economia. Na altura, o PSD acusou Ricardo Valente de deslealdade e Rui Moreira de comprar apoios.

A estes nove juntam-se três vereadores do PS (dois detinham pelouros desde o início do mandato na sequência de um acordo pós-eleitoral com Moreira) e um da CDU, sem pelouro.

O Observador tentou contactar Rui Moreira e Manuel Pizarro mas ainda não obteve respostas.