As Brigadas Revolucionárias (BR) tentaram substituir a homilia da missa da peregrinação de 13 de outubro de 1972 em Fátima por uma gravação contra a guerra colonial, mas a operação falhou e o grupo escapou da PIDE “por milagre”.

O plano era simples, recorda à Lusa Carlos Antunes, fundador das Brigadas Revolucionárias (BR) e líder da operação em Fátima, e previa que os homens se infiltrassem nas instalações de som do santuário, disfarçados de engenheiros do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), cortassem o microfone ao cardeal húngaro que ia celebrar a missa e fosse emitida uma gravação com uma mensagem política.

Fizemos uma mensagem sobre a paz, porque muita daquela gente ia a Fátima rezar para que os filhos viessem vivos e salvos das guerras coloniais”, segundo Carlos Antunes, que se refere àquele cardeal, József Mindszenty (controverso opositor do comunismo e que morreu no exílio em 1975 em Viena), como um “ultrarreacionário” e um dos chefes das extremas-direitas europeias, “com uma disposição política que não é habitual” em líderes católicos, ou pelo menos “fazem isso de uma forma mais disfarçada”.

A operação começou com a constituição de uma brigada de quatro ou cinco homens e o estudo prévio “muito cuidado” do local, com um técnico de som para adaptar a gravação ao sistema da basílica. Depois, as BR usaram a criatividade para gerar um pretexto que justificasse a sua presença e assim nasceu a ideia de se fazerem passar por engenheiros do LNEC que iam avaliar as condições acústicas do recinto, porque tinham recebido uma encomenda nesse sentido do santuário da Aparecida, no Brasil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A brigada escreveu então uma carta dirigida ao reitor do santuário, com a assinatura falsificada do diretor do LNEC, “exatamente como ele a teria feito”, e, no dia 13 de outubro estava em condições de entregá-la em mão, credenciando os homens das BR como quadros do laboratório e solicitando autorização para trabalhar no local. O reitor, segundo Carlos Antunes, “ficou muito contente por prestar esse serviço ao LNEC e à Senhora da Aparecida e imediatamente chamou o padre responsável da cabina sonora” para acompanhar o grupo, como se pretendia.

Tudo correu bem, mas, em vez de irmos para a cabina que já conhecíamos, levou-nos para outro sítio”, relata o antigo operacional das BR.

Afinal, prossegue, em dias de peregrinação, o sistema de sonoro ficava situado num torreão e cujo acesso era feito por uma escadaria sem saída conduzindo à cabina e a uma vista geral do recinto e da multidão.

A brigada passou o coro, que atravancava o acesso à escadaria, subiu-a até fim, mas poucos minutos depois entrou “um brutamontes, daqueles assim autênticos, que pesam 150 quilos e têm uma altura descomunal”, e que queria saber quem era aquela gente: “Percebemos imediatamente que era um tipo da PIDE.”

O padre que acompanhava a brigada explicou a história, o homem que os interpelou “olhou com um ar desconfiado e foi-se embora”, mas ficou claro para Antunes que a operação seria inviável a partir do momento em que a gravação soasse nos altifalantes do santuário e os homens infiltrados tivessem de sair pela mesma escadaria daquele torreão infestado pela PIDE.

Era praticamente impossível fazer isto sem sermos atacados e teríamos de nos defender a tiro… porque iríamos ser com certeza atacados a tiro”, refere o líder da brigada e, nesse caso, a operação deixaria de fazer sentido, porque o efeito surpresa junto do inimigo estava comprometido e, se “um ato pacífico” fosse transformado “num ato de guerra”, acabaria por se virar contra quem o iniciou.

Decidiu interromper a ação de imediato, mas permaneciam duas adversidades: explicar ao padre que acompanhava os falsos engenheiros que, afinal, se iam todos embora – o que acabou por não ser difícil já que “brutamontes da PIDE” tinha dado o mote de que era precisa “máxima segurança -, mas também convencer todos os homens da brigada que a operação era para abortar.

No final, todos desmobilizaram sem tiros, nem baixas nem capturas. “Mas passámos por um ‘stress’ enorme, fizemos o que foi possível para realizar a ação, não a realizámos, e passámos por riscos terríveis”, assinala Carlos Antunes, descrevendo o caso de um homem das BR que abandonou na hora a organização: “Deve ter sofrido, como todos nós, um traumatismo forte”.

Por difundir ficou a mensagem, escrita por um padre ligado às BR, e dirigida às mães que rezavam no santuário pelos seus filhos na guerra colonial, e que, ao contrário do previsto, também nunca foi emitida a partir de Argel pela rádio Voz da Liberdade.

Em síntese, dizia que os seus filhos estavam sujeitos a ser mortos e a matarem, mas aqueles que eles matam ou que os matam não são inimigos”, lembra o fundador das BR, e enfatizava que era preciso “acabar com aquele fratricídio, que não conduziria a nada, exceto à destruição do nosso país e dos outros povos”.

Mais de quatro décadas depois e em vésperas da visita do papa Francisco a Fátima, a 12 e 13 de maio para canonizar dois pastorinhos Francisco e Jacinta, Carlos Antunes, 78 anos, recorda ainda que, quando se especulava sobre o terceiro segredo supostamente revelado nas aparições marianas, nas BR evocava-se a ação no santuário, falhada mas sem sangue, como “o verdadeiro milagre de Fátima”.