Moon Jae-in foi eleito presidente da Coreia do Sul. Esta terça-feira, os eleitores escolheram o sucessor de Park Geun-hye, afastada da presidência em março por envolvimento num escândalo de corrupção. Na campanha, Moon Jae-in (que perdeu as eleições em 2012) apresentou-se na corrida como o candidato que pretende reabilitar as relações com a Coreia do Norte.

Moon, candidato do Partido Democrático, obteve 41,4% dos votos, segundo o estudo realizado por três cadeias televisivas. O conservador Hong Joon-Pyo, do Partido da Liberdade (da ex-Presidente Park Geun-hye), ficou a uma considerável distância com 23,3% dos votos, seguido do centrista Ahn Cheol-Soo, do Partido Popular, com 21,8%.

https://twitter.com/MoonJaeIn365/status/861882871669063681

A posição de Moon, a ter efeito, terá repercussões em Washington, uma vez que o presidente eleito da Coreia do Sul se prepara para contestar o sistema de defesa anti-míssil que os EUA colocaram na região — um sinal para Pyongyang, depois de Kim Jong-un ter dado luz verde a vários ensaios de lançamentos de mísseis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A tentativa de Moon de alterar as relações entre as duas Coreias vem de longe. Durante dez anos — entre 1998 e 2008 –, o candidato foi um dos mais fortes apoiantes e promotores da chamada “Sunshine Policy” (Política do Nascer do Sol, traduzindo à letra do inglês).

A eleição foi motivada pelo afastamento forçado de Park Geun-hye da presidência. A primeira mulher a assumir o cargo aguarda pelo julgamento de um caso em que há suspeitas de corrupção que ligam a ex-chefe de Estado à Samsung e ao grupo Lotte. Park está indiciada por suborno e abuso de poder.

Eleições presidenciais na Coreia do Sul. Quem são os candidatos e o que esperam os sul-coreanos?