Primeiro foi a vizinha Noruega a anunciar, no passado mês de Abril e pela voz do empresário local e entusiasta da mobilidade eléctrica, Björn Nyland, a construção, em Oslo, daquela que passaria a ser a maior infraestrutura de carregamento para veículos eléctricos, com 102 postos. Passado menos de um mês, é da Finlândia que surge a notícia de que a multinacional de sistemas de aquecimento Varma está a equipar, junto à sua sede em Salmisaari, Helsínquia, uma área de estacionamento com tecnologia de ponta para carregamento de carros eléctricos, capaz de abastecer simultaneamente cerca de 250 viaturas. E isto num país onde não existem actualmente mais que 1.000 automóveis eléctricos.

O processo de instalação dos postos de carregamento arrancou no passado mês de Abril, na sequência de um acordo de parceria celebrado entre a Varma e a Parkkisähkö Ltd., empresa cuja actividade se centra, precisamente, no fornecimento de sistemas de carga para eléctricos. Sendo que, assim que o processo estiver terminado, algo que deverá acontecer em Junho, caberá a esta última a gestão e exploração do futuro parque de estacionamento e carregamento subterrâneo.

“Este é um dos maiores espaços do género no mundo, equipado com carregadores em praticamente todos os locais de estacionamento”, realça o CEO da Parkkisähkö Ltd., Jiri Räsänen. A infraestrutura, já hoje em dia utilizada por várias outras empresas, contará com postos de carregamento de vários tipos, inclusive ultra-rápidos, de forma a responder às necessidades de todo o tipo de utilizadores. Existindo também a garantia de que toda a energia que vier a ser disponibilizada provirá de fontes hidráulicas, para que seja verdadeiramente ecológica.

Crescer de 1.000 para 250.000

Actualmente com um parque automóvel eléctrico de pouco mais de mil unidades, as previsões apontam para que a Finlândia venha a ter nas suas estradas cerca de 250 mil veículos deste tipo, em 2030. Sendo que as expectativas dos defensores desta solução de mobilidade é que, com a construção de infraestruturas como esta, o crescimento no número de veículos eléctricos possa vir a ser ainda mais rápido.

Convicção idêntica tem, também o director de Propriedade Comercial da Varma, Toni Pekonen, para quem “à medida que os carros eléctricos se forem tornando cada vez mais comuns, mais estações de carregamento serão necessárias, exactamente nos locais onde estes passam maiores períodos de tempo. Aliás, isto também foi levado em linha de conta na certificação ambiental dos edifícios, assim como na legislação da UE que entrará em vigor em 2019, relativamente a veículos eléctricos em espaços públicos e privados”.

Já Räsänen acredita que “os utilizadores do estacionamento de Salmisaari irão valorizar a flexibilidade da oferta, já que, ao disporem da possibilidade de recarregarem os seus automóveis neste local, verão a sua vida facilitada, levando mesmo a que muitos adoptem o carro eléctrico”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR