Peças com ligação nazi foram encontradas num quartel militar alemão, descoberta que motivou à abertura de uma investigação alargada a todas as guarnições alemãs. Isto depois da crescente tendência extremista direita que se está a verificar entre alguns militares e de terem sido encontradas peças nazis numa guarnição militar em Donaueschingen, no sudoeste da Alemanha. A ministra da defesa alemã, Ursula von der Leyen, deu de imediato a ordem: todos os quartéis militares têm de ser inspecionados.

O episódio aconteceu no mês passado quando um oficial foi preso por suspeitas de planear um ataque motivado por questões raciais. A investigação levou à suspeita de que na sua base – Illkirch, no nordeste de França – estariam peças com ligações ao nazismo. As peças estariam expostas em plena sala comum, apesar da proibição da divulgação desses mesmos itens. Como tal, o inspetor geral das Forças Armadas Alemãs alargou as buscas a todos os quartéis.

Outras peças viriam, no entanto, a ser descobertas num outro quartel militar – Fürstenberg – , desta vez em Donaueschingen, no sudoeste alemão, o que contribuiu ainda mais para a abertura da investigação. Nesta guarnição foram encontrados capacetes da era nazi dentro de um armário.

O que diz a lei?

Mostrar Esconder

Segundo a lei alemã, a exibição de itens nazi é punível por lei. No entanto, a sua posse é permitida. Há, no entanto, alguns objetos que a lei não tolera de forma alguma, são exemplo as cruzes suásticas.

A ministra da Defesa, Ursula von der Leyen, também já lamentou os acontecimentos sucedidos e sublinha que não há qualquer tolerância com simpatizantes do Wehrmacht – o exército que serviu o regime nazi – no atual exército (o Bundeswehr).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Devemos agora investigar com todo o rigor e com toda a transparência nas forças armadas. O processo ainda está a começar mas certamente que há mais por descobrir. O pior ainda está por vir”, disse a ministra a uma rádio local.

Um caso isolado? Imprensa diz que não

A imprensa alemã prontamente recuperou um episódio, ocorrido em 2012, quando soldados alemães pintaram uma cruz suástica no piso de uma base. Neste caso, teria sido uma provocação a propósito de um jogo de futebol entre o Bayern de Munique e o Lille.

A ministra veio a semana passada a público emitir um pedido de desculpa aos militares depois de ter sido acusada de ter tido um tom crítico para toda a classe militar, por considerar ter havido uma “falha de liderança” e um “espírito de um corpo mal compreendido” no seio militar. Os adversários políticos acusaram-na de “manchar o exército inteiro”, levando ao pedido de desculpas público de Ursula von der Leyen.

Um relatório preliminar sobre a inspeção de todos os quartéis deve ser entregue esta terça-feira, com resultados finais conhecidos a 16 de maio.