Uma bomba de baixa potência no interior de um centro comercial e outra de maior dimensão no estacionamento fizeram mais de 50 feridos em Pattani, uma zona turística no sul da Tailândia. Dois dos feridos encontravam-se em estado crítico. Entretanto, os hospitais da zona fizeram um pedido de doação de sangue.

O primeiro dispositivo terá explodido às 14h08 locais, sem causar grandes danos. Um pouco mais tarde rebentou o segundo engenho, que deixou um rastro de destruição na zona.

De acordo com o El Mundo, “os atentados com armas ligeiras, assassinatos e ataques com explosivos ocorrem quase diariamente nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat, apesar dos 40.000 membros das forças de segurança e da vigência de um estado de exceção”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde 2004, desde que um movimento separatista passou a denunciar a alegada discriminação que sofrem da maioria budista, exigindo a criação de um estado islâmico nas três províncias, já morreram mais de 6.500 pessoas, segundo o grupo independente Deep South Watch, citado pela Reuters.

O ataque ainda não foi reivindicado.