Um túnel da Reserva Nuclear em Hanford, a sudeste de Washington, nos Estados Unidos, colapsou parcialmente na manhã desta terça-feira, avança a Associated Press. O túnel continha vagões com resíduos nucleares e foi declarada alerta de emergência de imediato.

Uma recente atualização do Twitter do site oficial de Hanford informou que o colapso provocou uma rutura no túnel que contém materiais altamente contaminados.

O acidente aconteceu num dos dois túneis de um complexo de extração de plutónio e urânio destinado à produção de armas nucleares chamada PUREX, localizada no meio de Hanford. Randy Bradbury, porta-voz do Departamento de Ecologia do Estado de Washington, disse à mesma fonte que aparentemente não foi libertada nenhuma radiação. A possível contaminação no ar e no solo está a ser avaliada por um robot.

O alerta de emergência foi dado às 8h26 locais (13h26 em Lisboa) no site de Hanford. No momento do colapso não se encontravam trabalhadores no túnel pelo que não há registo de feridos até ao momento. Os restantes funcionários que se encontravam na zona circundante foram retirados dos edifícios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um utilizador do Instagram partilhou um vídeo com o momento da evacuação. Segundo o Washington Post, o Departamento de Energia dos Estados Unidos pediu aos trabalhadores para permanecerem no interior dos edifícios e que os ventilassem.

De acordo com uma fonte citada pela NBC NEWS, o colapso terá sido originado pelas vibrações causadas pelos trabalhos em curso numa estrada nas proximidades.

Susannah Frame, repórter do canal KING5, partilhou uma fotografia no seu Twitter que mostra a zona que colapsou. De acordo com Frame, corresponde a área onde se vê uma mancha escura sob a bandeira laranja ao fundo, que será um buraco deixado pelo colapso. A parte do túnel que colapsou tinha vagões que transportavam combustível.

A Reserva Nuclear em Hanford, localizado na margem do rio Columbia foi apelidada como “o lugar mais tóxico na América”, pela NBC News, em novembro do ano passado.