Disponível até aqui apenas com um V12 twin-turbo, o Aston Martin DB11 prepara-se para receber um reforço de peso – um V8 4,0 litros biturbo de origem Mercedes-AMG. Solução que, entre outros argumentos, permite ao modelo de Gaydon rivalizar, por exemplo, com o “vizinho” Bentley Continental GT V8.

Este novo V8 tem por base o mesmo bloco que serve o impressionante AMG GT, com uma cilindrada de 3.982cc. Debitando, no caso do Aston Martin, qualquer coisa como 532 cv, ou seja, cerca de 76 cv menos que o actual V12 que impulsiona o DB11.

A aplicação do V8 desenvolvido pela Mercedes-AMG resulta da parceria existente entre os dois fabricantes e que prevê uma união de esforços no desenvolvimento de novos motores. Colaboração que, de resto, permitirá também ao Aston Martin Vantage passar a contar, já a partir de 2018, com este mesmo V8.

Recorde-se que, no caso do DB11, o modelo britânico integra já a arquitectura electrónica e comutadores utilizados pela Mercedes. Sendo que outros modelos da marca de Gaydon deverão passar igualmente a exibir, no futuro, estas mesmas soluções.

Quanto ao facto de o DB11 passar a envergar um bloco mais pequeno e leve, tal deverá garantir ao desportivo britânico uma redução no peso, quando comparado com os 1.770 kg que o mesmo modelo anuncia com o V12. A par do peso, é também expectável uma diminuição no preço que, no caso da versão com o propulsor maior, ronda os 183 mil euros.

A nova variante do Aston Martin DB11, equipada com motor V8, deverá chegar ao mercado ainda em 2017, lá mais para o final do ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR