Uma avaria ocorrida há cerca de uma hora no sistema de bombagem de combustível do Aeroporto de Lisboa está a impossibilitar o abastecimento de aeronaves e a causar vários atrasos, avançou fonte da ANA – Aeroportos de Portugal à Lusa.

Segundo a mesma fonte, até ao momento foi divergido um voo e registam-se “alguns atrasos”, sendo possível que a avaria venha a “causar mais alguns problemas”.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da TAP disse que, neste momento, a companhia tem “14 voos em terra” no Aeroporto de Lisboa e que estão impedidos de descolar “todos os aviões que não têm combustível”.

Esclarecendo que o sistema de abastecimento de combustível do Aeroporto de Lisboa “é da responsabilidade do GOP [Grupo Operacional de Combustíveis]”, a ANA remeteu para mais tarde uma previsão do restabelecimento da normalidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ANA — Aeroportos de Portugal está a pedir “compreensão aos passageiros” afetados pelos atrasos em vários voos devido à avaria “inédita” que há mais de duas horas está a impossibilitar o abastecimento de aeronaves no Aeroporto de Lisboa.

Segundo disse à agência Lusa fonte oficial da gestora aeroportuária, o sistema de abastecimento de combustível ao Aeroporto de Lisboa “é da responsabilidade do GOC [Grupo Operacional de Combustíveis, liderado pela Petrogal e que reúne as principais petrolíferas]”, que “diz que está a tentar resolver” o problema. Contudo, admitiu, não há ainda qualquer indicação de quando a avaria poderá ficar resolvida.

De acordo com a ANA, trata-se de um problema no sistema de bombagem de combustível do aeroporto Humberto Delgado, que está a impossibilitar o abastecimento de aeronaves e, consequentemente, a impedir a descolagem das aeronaves que não estão abastecidas.

Como resultado, disse, “já se registam atrasos” em vários voos, tendo pelo menos um avião com destino a Lisboa sido divergido para o Aeroporto do Porto. De acordo com a página da ANA existem vários voos cancelados de várias companhias aéreas, com origem e destino e Lisboa.