Dias antes de ter sido despedido por Donald Trump, James Comey, ex-diretor do FBI, terá pedido mais dinheiro para financiar a investigação em curso acerca das alegadas interferências russas nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A informação foi divulgada por quatro funcionários do Congresso dos Estados Unidos em declarações ao The New York Times.

O novo pedido de financiamento foi feito ao Departamento de Justiça, nomeadamente, a Rod J.Rosenstein, procurador-geral adjunto dos Estados Unidos, cujo testemunho foi fundamental para a demissão de Comey. De acordo com a mesma fonte, James Comey via Rosenstein como um aliado, daí ter-lhe pedido mais dinheiro a ele.

Disseram-me que assim que Rosenstein chegou, houve um pedido de recursos adicionais para a investigação e que, poucos dias depois, ele [James Comey] foi demitido”, contou o senador de Illinois, Richard J.Durbin, um dos quatro funcionários que falou ao The New York Times.

James Comey estava descontente com os recursos de que dispunha para a investigação e terá pedido mais dinheiro para acelerar o processo. Não é conhecida a resposta de Rosenstein ao pedido de Comey nem se a Casa Branca foi informada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sarah Flores, a porta-voz do Departamento de Justiça, desmentiu qualquer pedido de novo financiamento por parte de James Comey. O FBI não quis comentar a informação.

James Comey era diretor do FBI e foi demitido na passada terça-feira depois de ter admitido publicamente que estava a realizar uma investigação acerca de possíveis ligações entre a Rússia e candidatura presidencial de Donald Trump.

Donald Trump demite James Comey, diretor do FBI