Depois do sueco Andy Boman, o ateliê de cozinha Las Cholas, em Lisboa, volta a receber um convidado com carreira feita em Madrid. Desta vez, um compatriota da peruana mentora do projeto, Valeria Olivari: nem mais nem menos que Omar Malpartida, responsável por um dos restaurantes que mais tem dado que falar nos últimos anos na capital espanhola, o Tiradito & Pisco Bar.

Aberto em 2014, o Tiradito rapidamente se tornou referência para quem procura a tão em voga gastronomia peruana. Neste caso, porém, ela serve-se com o toque criativo de Omar, que passou pelas cozinhas de alguns dos mais conceituados restaurantes espanhóis: Quique Dacosta, El Celler de Can Roca e Pakta.

Próxima estação: Las Cholas. Há correspondência com o Peru (e comida boa)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além do seu restaurante madrileno, o chefe tem sido ainda responsável pela abertura de restaurantes de conceito gastronómico peruano por esse mundo fora, enquanto parceiro de Jaime Pesaque — um dos grandes embaixadores da cozinha do seu país — e da JPR Restaurants. Daí resultaram projetos como o Piscoteket, em Oslo ou o Pacifico, em Milão. Estará Lisboa nos horizontes?

Palta rellena, um prato típico do Peru, interpretado por Omar Malpartida. (foto: © Divulgação)

Essa será uma boa pergunta para lhe fazer entre pratos. Que serão oito, ao todo. Omar e Valeria servirão, cada um, um abrebocas, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Veja-se abaixo o que têm preparado:

Abrebocas

Omar: Causa de trufa, cremoso de abacate, manteiga de trufa, jalea de calamar e alho preto
Valeria: Vieira, maçã verde Granny Smith, puré de grão e azeite de manjericão

Entrada

Omar: Tiradito Ceja de Selva, corvina, leite de tigre de tomate de árvore, cushuro, aji charapita, endro e flor de camomila
Valeria: Ceviche, polvo, camarão, cebola frita e creme de coral

Prato Principal

Omar: Anticucho e milho, magret de pato, aji panca assado, pastel de milho, chalaquita de zetas e huacatay
Valeria: Quinoa vermelha, molho de soja, gengibre salteado, sésamo e massa frita

Sobremesa

Omar: Creme de lucuma, café, cacau e anona
Valeria: Crocante de açúcar, chocolate 68%, baunilha do Taiti e maracujá

Os vinhos que acompanharão a refeição serão o Portal do Fidalgo (Alvarinho) e o Terroir II. O início das festividades está marcado para as 21h. O preço é de 55€ por pessoa e as reservas devem ser feitas para o 96 047 5923 ou para o email lascholas@lascholas.com.