O rio Guadiana é por estes dias um dos pontos mais vigiados na fronteira entre Portugal e Espanha e até domingo vai estar sob a vigilância permanente do destacamento de Olhão da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR.

No âmbito da operação “Fronteira Vigiada”, militares daquele destacamento estão a patrulhar em permanência a fronteira internacional do Rio Guadiana, desde Vila Real de Santo António, no Algarve, até ao Pomarão, no Alentejo.

A agência Lusa acompanhou esta quinta feira parte de uma ação de fiscalização naquela zona que incidiu sobre duas embarcações, um veleiro de bandeira britânica apenas com um ocupante e outra pequena embarcação espanhola de pesca, com duas pessoas a bordo.

Para além de serem fiscalizadas as embarcações que possam vir do espaço externo, são também verificadas outras situações que possam ocorrer ao longo do leito internacional do rio”, explicou o comandante do destacamento de Olhão da UCC, Bruno Cordeiro.

Durante quatro dias, até domingo, há um incremento na fiscalização, vigilância e patrulhamento não só no Guadiana, como também no resto do Algarve.

Até agora, todas as embarcações e tripulantes fiscalizados tinham os documentos em dia, não houve qualquer situação anómala”, referiu aquele responsável, sublinhando que a operação envolve 200 militares.

O reforço da vigilância, em vigor desde as 00h00 de quarta-feira, está relacionado com a reposição do controlo documental nas fronteiras nacionais, que termina às 00h00 de domingo. A medida visa aumentar os níveis de segurança no país a propósito da visita do papa Francisco a Portugal, que decorre na sexta-feira e no sábado, para as comemorações do Centenário das Aparições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR