Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Portugal já está em primeiro na sondagem Eurovisão sobre quem os seguidores querem que vença o Festival da Canção. Desde a última quarta-feira que Salvador Sobral leva a maioria dos votos no questionário feito no site da Eurovisão e a diferença para o segundo continua a crescer desde a última noite: às 12h45 desta quinta-feira a participação portuguesa conquistou 13.645 pessoas (19% dos votos), mais 3 mil do que aquelas que apostam na Itália, que surge em segundo lugar com 14% dos votos.

Enquanto os visitantes do site da Eurovisão dão a vitória a Portugal, os italianos continuam a levar a melhor nos sites de apostas, onde a canção de Salvador Sobral surge em segundo lugar.

No entanto, nas redes sociais, “Amar pelos Dois” é a mais apreciada: a atuação da Itália na primeira semi-final do Festival conquistou, até às 12h45 de esta quinta-feira, 13 mil gostos ou reações, 2.954 partilhas e 859 comentários. O vídeo da atuação de Salvador Sobral, até à mesma hora, já tinha 55 mil gostos ou reações, 23.913 partilhas e 3.409 comentários. São quatro vezes mais “likes”, oito vezes mais partilhas e quatro vezes mais comentários para Portugal.

A segunda semi-final da Eurovisão realiza-se esta quinta-feira e será transmitida em diferido na RTP1 a partir das 22 horas. No sábado, os vencedores da semi-final de terça-feira (onde Portugal se inclui) e os vencedores desta noite vão cantar pela vitória da Eurovisão 2017 em Kiev, Ucrânia. O país vencedor terá a responsabilidade de organizar o festival em 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR