A Tesla lançou recentemente uma actualização do sistema Autopilot, e com ela uma revisão da sua política de privacidade, na qual é solicitada autorização aos seus clientes para a recolha de pequenos clips de vídeo a partir das câmaras exteriores do veículo. Tal pedido terá por objectivo “tornar a condução autónoma uma realidade tão breve quanto possível” para os utilizadores dos seus automóveis.

Para o conseguirmos, necessitamos de recolher pequenos clips de vídeo utilizando as câmaras exteriores do automóvel, para aprendermos como reconhecer coisas como as marcas das faixas, os sinais de trânsito e as posições dos semáforos. Quanto maior for a aprendizagem das condições da estrada que consigamos fazer através da frota, melhor será a capacidade do seu Tesla em termos de condução autónoma”, lê-se na versão integral dessa nova política de privacidade, publicada no site de proprietários e adeptos da Tesla.

É dada a garantia de que estes filmes serão utilizados de forma totalmente anónima e apenas para o efeito em questão: “Queremos deixar extremamente claro que estes pequenos vídeos não estarão ligados ao número de identificação do seu veículo (VIN). De modo a proteger a sua privacidade, asseguramos que não existe forma de pesquisar o nosso sistema em busca de clips que estejam associados a um automóvel em concreto.”

Porém, a casa de Palo Alto não esclarece com que frequência estes vídeos são recolhidos e transmitidos, adiantando apenas que os ditos poderão ser partilhados com os seus parceiros que contribuam com dados similares para ajudar na prestação desse serviço da condução autónoma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR