A Games for Good é uma oportunidade para todos os amantes de jogos que queiram ajudar com alguns problemas sociais. O IADE – instituição que pertence à Universidade Europeia – organiza a primeira game jam realizada em Portugal. Começa esta sexta-feira, dia 12, e termina no próximo domingo, dia 14 de maio.

O que é uma game jam?

Mostrar Esconder

Uma game jam é a reunião de várias pessoas com o intuito de planear, desenhar e criar um ou mais jogos num curto espaço de tempo, normalmente entre 24 e 72 horas.

“A ideia do evento é juntar duas áreas que nada têm a ver (jogos e problemas sociais) para um único propósito”, explica ao Observador Manuel Sequeira, responsável pelo evento. O objetivo desta game jam é que os participantes consigam resolver desafios lançados por Organizações Não Governamentais, organizações de solidariedade social e outras de utilidade pública e sem fins lucrativos.

“Os desafios são lançados pelas instituições e serão conhecidos apenas no momento em que o evento estiver a decorrer”, explica Manuel, “serão então desenvolvidos jogos, em 48h, que possam ajudar a resolver as situações expostas”, conclui o responsável. Alguns dos pedidos serão ligados à área da gamificação – uso de técnicas características de videojogos em situações do mundo real, aplicadas em variados campos de atividade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É possível participar no Games for Good em duas vertentes distintas, mas com o mesmo objetivo:

  • Games for Good Pro – desafios maiores e dirigidos a criadores profissionais e estudantes do ensino superior
  • Games for Good Jr – desafios pensados para estudantes do ensino secundário (do 10º ao 12º ano)

O Games for Good Jr é dirigido para “uma idade ainda um pouco precoce” para desenvolver soluções maiores mas “claro que serão desafios diferentes, igualmente importantes, mas com outro tipo de expectativas”.