O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, passou brevemente pelo Santuário de Fátima, perto da meia-noite de hoje, onde cumprimentou alguns peregrinos, sem prestar declarações.

Após um jantar em Lisboa com o Presidente do Paraguai, o chefe de Estado chegou a Fátima para passar a noite, antes da visita apostólica do papa Francisco, que começa hoje à tarde e termina no sábado, dia 13.

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber o líder da Igreja Católica na Base Aérea de Monte Real, em Leiria, perto da 16h00, e os dois terão ali um encontro a sós, com a duração prevista de 15 minutos.

O papa Francisco visita Fátima no centenário das “aparições” de 1917 e vai presidir à cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

O papa Francisco chega hoje à tarde a Portugal para uma visita apostólica ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual canonizará os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

O avião que transporta Francisco de Roma deve aterrar na Base Aérea de Monte Real às 16:20, onde terá a aguardá-lo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, além do Núncio Apostólico, Rino Passigato, do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Clemente, e do bispo de Leiria-Fátima, António Marto.

Depois de visitar a capela da Base Aérea e de um encontro com o Presidente da República, o papa desloca-se de helicóptero para Fátima, onde fará o percurso entre o estádio de futebol e o Santuário de papamóvel. A Capelinha das Aparições será a primeira paragem do “peregrino” Francisco, onde oferecerá a Rosa de Ouro ao templo mariano. Será a terceira vez que o Santuário da Cova da Iria receberá esta distinção do Vaticano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR