O Secretário de Imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, recusou-se esta sexta-feira a confirmar que Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, não gravou as conversas que manteve com o ex-diretor do FBI, James Comey, na Sala Oval. E também não negou, sem deixar sombra de dúvida, que o Presidente não mantenha escutas na Casa Branca.

Numa conferência de imprensa dura e longa, Spicer foi obrigado a responder a uma chuva de perguntas dos jornalistas já que esta foi a primeira oportunidade dada à comunicação social para tentar entender, através de uma fonte oficial, as razões que terão levado Donald Trump a despedir, subitamente, James Comey e também questionar as recentes insinuações do Presidente de que existirão gravações das conversas que este manteve com Comey.

“Para o bem de James Comey é bom que não haja ‘gravações’ das nossas conversas antes de começar a passar informações à imprensa”, tweetou o Presidente, deixando no ar a ideia de que teria o registo dos encontros que manteve com o diretor do FBI na Casa Branca.

“Eu falei com o presidente sobre isso e ele não tem mais nada a acrescentar. Os tweets falam por eles mesmos”, uma resposta de Sean Spicer que não nega que Trump tenha de facto gravado a conversa. Pressionado a dizer se Trump estaria a gravar todas as conversas que acontecem na Casa Branca, Spicer repetiu: “Não tenho nada a acrescentar em relação a isso”. O Presidente tem insistido que Comey lhe terá confirmado, por três vezes, que ele não era objeto de investigação no processo que decorre para averiguar os contactos que alguns membros da administração Trump terão mantido com oficiais — e espiões — russos durante a campanha para as presidenciais de 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trump sugere que pode haver “gravações” das conversas que teve com o ex-diretor do FBI

Este tweet foi parte de uma série de “disparos” de Donald Trump, que incluiu um contra os meios de comunicação em que insinuou que os briefings na Casa Branca poderiam ter os dias contados.

“Talvez a melhor coisa a fazer seja cancelar as comunicações diárias à imprensa e enviar, em vez disso, respostas escritas para garantirmos precisão???”, escreveu Trump no Twitter. Na conferência de imprensa, Sean Spicer confirmou a “irritação” do Presidente. “Nós estamos aqui todos os dias, chegamos cedo e saímos tarde, trabalhamos para vos dar informação e vocês pegam em uma única palavra, em uma única frase e ‘ah-ah!’ de repente têm uma história. Claro que o Presidente está frustrado. Ele quer uma América mais próspera e mais segura e vocês andam a esmiuçar as entrelinhas em vez de falarem das políticas que ele quer instaurar”, disse Spicer.

Sean Spicer disse ainda que o Departamento de Justiça já tem uma lista de candidatos para o lugar de James Comey e deve começar em breve as entrevistas para encontrar o novo diretor do FBI. Trump quer um novo diretor, segundo Sean Spicer, “que possa restaurar a liderança e a moral do FBI”.