A ministra da Saúde da Venezuela, Antonieta Caporale, foi afastada do seu cargo pelo presidente Nicolas Maduro, esta sexta-feira. O despedimento aconteceu dois dias depois de Caporale ter revelado dados acerca da mortalidade infantil do país, conta a agência Reuters.

O Ministério da Saúde já não divulgava dados desde julho de 2015 e a ex-ministra da Saúde resolveu quebrar o silêncio. Antonieta Caporale divulgou dados que mostram que a mortalidade infantil aumentou 30%. Cerca de 11466 crianças morreram na Venezuela em 2016. A mortalidade materna registou um aumentou 65%.

Os dados indicam ainda informações relativas a doenças. Segundo os mesmos, os casos de malária dispararam 76% em 2016, verificando-se também aumentos de casos de difteria e Zika. Relativamente aos medicamentos, as informações reveladas pela agora ex-ministra mostram que o país está a sofrer uma escassez de fármacos e equipamentos médicos considerados básicos.

A ex-ministra da Saúde será substituída pelo farmacêutico e professor universitário, Luis López, avança a agência Reuters. Antonieta Caporale, que é ginecologista, assumiu o cargo durante quatro meses.

Venezuela enfrenta a “mãe de todas as manifestações”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR