Apenas cerca de dois anos após ter sido apresentada, no Salão Automóvel de Genebra de 2015, a última geração da mais emocionante e apetecível versão do popular compacto japonês, a Honda prepara-se para dar conhecer, já no próximo Verão, o novo Civic Type R. Momento que a marca acaba de antecipar, com a divulgação de nove imagens oficiais do modelo – as quais deixam antever uma versão de produção capaz de cumprir todas as promessas deixadas pelo primeiro protótipo, desvendado em Paris, em Setembro do ano passado.

O novo Honda Civic Type R chegará ao mercado na forma de um autêntico salto geracional e qualitativo, face ao antecessor. Resultado, desde logo, da adopção de uma nova plataforma, a prometer uma ainda maior rigidez torcional (+38%), conjugada com a manutenção do já conhecido quatro cilindros 2,0 litros VTEC Turbo a gasolina, embora agora mais potente (320 cv) e com o mesmo binário (400 Nm). Quanto à transmissão, continuará a ser manual, de seis velocidades.

Na electrónica, destaque para a introdução de um novo sistema responsável por ajustar as rotações nas reduções, funcionando como um falso “ponta tacão”, assim como para a disponibilização de um modo Comfort, para maior versatilidade e conforto na utilização do dia-a-dia. Combinado, porém, com outros dois modos de condução mais desportivos: um Sport e um mais específico +R, destinado a utilização preferencialmente em circuito.

Aumentado em todas as quotas, as fotos agora divulgadas confirmam que o modelo de produção não diferirá muito, em termos de aspecto, do protótipo de Paris, mantendo uma carroçaria com muito músculo, pormenores mais agressivos e até mesmo aquela que, hoje em dia, ameaça ser já uma das imagens de marca do modelo – a impressionante asa traseira. A qual, segundo garante o fabricante, não tem como propósito dotar o carro de uma imagem mais agressiva, mas sim assegurar uma melhor aerodinâmica. Ajudada igualmente por uma parte inferior mais lisa e um tejadilho no qual o fabricante procurou diminuir o aparecimento de vórtices.

De resto, o mesmo se passa com as três saídas de escape, colocadas em posição central, que também se destacam pelo facto de duas das extremidades serem de dimensões maiores, ao passo que a que está ao centro surge mais pequena. Algo que, mais uma vez, a Honda justifica com questões de performance, recusando tratar-se apenas de uma questão estética.

Produzido na fábrica que a marca nipónica possui em Swindon, Reino Unido, de onde será depois exportado para todo o mundo, incluindo os Estados Unidos e o Japão, o próximo Civic Type R apresenta ainda uma nova geometria no trem dianteiro, com o único propósito de atenuar as sensações em que, num carro de tracção apenas dianteira e com muita potência para oferecer, parece que somos obrigados a lutar com a direcção, de forma de impedir que alargue a trajectória à saída da curva, assim que decidimos pressionar mais forte o acelerador.

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