FBI

FBI. Quatro candidatos, incluindo diretor interino, entrevistados este sábado

Entrevistas para encontrar novo diretor do FBI começam sábado. Entre os quatro entrevistados, encontram-se o diretor-interino da agência. Imprensa diz que 11 personalidades estão ser consideradas.

O atual diretor interino do FBI, Andrew McCabe, é uma das pessoas consideradas

Alex Wong/Getty Images

As primeiras entrevistas para substituir o ex-diretor do FBI, James Comey, realizam-se este sábado. Para já, são quatro os candidatos que vão reunir com o procurador-geral, Jeff Sessions, avança a BBC.

O diretor interino do FBI, Andrew McCabe, é uma das quatro figuras que será entrevistada pelo procurador geral norte-americano, Jeff Sessions. Ao todo, onze pessoas estão a ser consideradas para o cargo, segundo a imprensa americana.

O presidente Donald Trump, tem sido alvo de críticas por ter despedido James Comey, que estava à frente da investigação sobre as alegadas interferências russas, via ciberataques, nas eleições presidenciais de 2016. McCabe contrariou a Casa Branca esta semana ao reforçar que essa mesma investigação é “altamente significativa”.

“O presidente encontrará [alguém para] o cargo assim que encontrar um candidato com as qualidades necessárias” disse o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer. Fontes do governo norte-americano, citadas pela Fox News, dão conta de que o trabalho para substituir James Comey está a avançar “rápida e expeditamente” e que “não se está a cortar por atalhos nenhuns”.

Trump disse este sábado que espera nomear o novo diretor do FBI “rapidamente”, possivelmente antes de sexta-feira. Questionado sobre se a nomeação será feita antes da sua primeira viagem ao estrangeiro, na sexta-feira, Trump disse que “também há essa possibilidade” e salientou que os candidatos são “notáveis, muito conhecidos e do mais alto nível”.

Outro dos candidatos entrevistados no sábado é o senador republicano John Cornyn, o segundo membro mais importante do Senado e ex-procurador geral do Texas. A imprensa norte-americana indica também como potenciais candidatos, o juiz nova-iorquino Michael Garcia e a advogada Alice Fisher.

Donald Trump enfrenta ainda muitas questões sobre os motivos para o despedimento de Comey e se a decisão de afastar o homem forte do FBI estará relacionada com a investigação que o ex-diretor encabeçava. O site WikiLeaks oferece 100 mil dólares em troca de eventuais gravações de conversas entre Trump e Comey,

A Casa Branca incorreu em várias contradições para explicar a decisão de Trump, que nega ter levantado a suspeita de haver gravações das conversas privadas entre os dois, depois de, numa mensagem na rede social Twitter, Trump ter dito que era melhor que não houvesse gravações, antes que Comey começasse a lançar a sua versão dos fatos.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)