Divisão do fabricante automóvel indiano Mahindra para a mobilidade eléctrica, que há menos de um ano havia decidido entrar no mercado automóvel do Reino Unido com o seu eléctrico e2o, a Mahindra Electric acaba de anunciar o fecho da sua operação em Terras de Sua Majestade. Na base desta decisão estarão, entre outros factores, os fracos resultados obtidos com as vendas do pequeno citadino eléctrico de baixa autonomia, o qual, confirma a empresa, não terá correspondido às exigências dos consumidores locais.

A notícia, inicialmente avançada pela Reuters, teve já confirmação oficial da parte do fabricante.

Foi com grande tristeza que tivemos de tomar esta decisão, ainda que o nível de interesse que o veículo ultimamente registava e o volume de vendas extremamente baixo não nos tenham deixado outra alternativa”, lê-se no comunicado emitido.

Recorde-se que o Mahindra e2o estava disponível no Reino Unido com um preço a partir de 12,995 libras (cerca de 15.416€) e uma autonomia entre 95 e 145 km. Já as vendas eram efectuadas online, sendo apoiadas por test-drives que a marca ia promovendo, em várias regiões do país.

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De saída do Reino Unido, a caminho dos EUA?

Embora de saída do Reino Unido, a Mahindra poderá estar a ponderar um regresso ao mercado norte-americano. Onde, há cerca de uma década, chegou a investir cerca de 100 milhões de dólares (perto de 91,7 milhões de euros, à cotação actual), para arrancar com um negócio próprio.

Desta feita, o regresso poderá realizar-se em parceria, não só com a italiana Pininfarina, que ficaria responsável pelo design dos novos produtos, como também com a SsangYong, uma marca sul-coreana já propriedade dos indianos e que tem vindo a preparar o ingresso no mercado norte-americano, para 2020.

De resto e até meados de 2017, a SsangYong deverá tomar igualmente uma decisão relativamente à fábrica que pretende erigir na China.