A Coreia do Norte anunciou o lançamento de um novo míssil este domingo. O Hwansong-12 tem capacidade de transportar ogivas nucleares, avança a agência de notícias do governo de Pyongyang. O novo míssil, de alcance intermédio, é descrito pelo site KCNA como sendo um “um sistema perfeito de armamento”. No teste, conduzido domingo, o míssil percorreu 787 quilómetros e alcançou a altura de 2.115 quilómetros antes de cair no “ponto preciso previsto”. Contudo, o míssil sobrevoou o Mar do Japão a uns meros 500 quilómetros da costa russa, o que suscitou um comentário oficial da Casa Branca que indicava que o presidente, Donald Trump, “não imagina que a Rússia esteja muito contente”.

https://twitter.com/Arti_Roja/status/864048225145237504

De acordo com a KCNA, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou pessoalmente o lançamento. O objetivo foi “comprovar as especificações técnicas e táticas deste míssil capaz de transportar uma grande e potente ogiva nuclear”, diz a agência.

Os especialistas parecem estar de acordo de que o lançamento dá conta de um avanço no programa nuclear norte-coreano. O alcance do míssil também parece superior ao de outros foguetes testados. O teste parece vir em resposta ao novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que defende uma abertura do diálogo com Pyongyang ao mesmo tempo que se mantêm as sanções internacionais ao programa nuclear do país.

Coreia do Norte lançou mais um míssil balístico

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR