Os iPhone 7 e 7 Plus voltaram a mostrar a aposta feita pela Apple na câmara fotográfica e que é, desde há muito, um investimento transversal a todos os grandes fabricantes de smartphones e algumas marcas até já incorporam modos “profissionais” nas câmaras.

Da Apple destaca-se o modelo maior, que conta com duas câmaras integradas, e por isso tem sido o preferido para os amantes de fotografias de bolso, devido ao zoom que a segunda câmara oferece e ao modo “retrato”, que permite realçar o objeto que está no primeiro plano.

A Apple continua a destacar o foco na fotografia e publicou, no seu canal do YouTube, nove curtos vídeos para ajudar os utilizadores a tirar melhores fotografias com o iPhone mas, na prática, elas podem ser aplicadas em qualquer outra marca e modelo recente.

Fotografar ao nascer e no pôr-do-sol

A luz deve estar a incidir sobre o que se vai fotografar. Seleciona-se o ponto de foco e ajusta-se-se a luminosidade.

Como tirar fotografias de ação

Três passos simples: pressionar o botão de disparo para tirar uma sequência de imagens, selecionar a melhor e guardar.

Fotografar sem usar o flash

https://www.youtube.com/watch?v=uwMJv0_wa-M

Encontre uma luz que ilumine a pessoa ou objeto. Desligue o flash e selecione o ponto de foco. Tire a fotografia.

Fazer uma panorâmica na vertical

Utilize a câmara na horizontal e mude para o modo de panorâmicas. Comece por baixo e vá deslizando, devagar, para cima. Pare quando achar que apanhou tudo o que queria.

Fotografar objetos próximos

É preciso estar bastante perto do objeto. Selecione o ponto de foco e aumente a luminosidade. Carregue no botão para fotografar.

Fotografar um retrato

https://www.youtube.com/watch?v=xvvXIt7XwXE

Deve escolher o modo Retrato na aplicação da câmara e procurar um bom campo de profundidade antes de focar a pessoa em questão.

Fotografe de um ângulo diferente

Estas são fotografias que diferem sempre de pessoa para pessoa. O importante é encontrar um objeto e, depois, testar vários ângulos para fotografar algo diferente. Tente apontar para cima e colocar-se um pouco abaixo do objeto ou pessoa a fotografar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Selfies com temporizador

Para tirar uma fotografia a si mesmo (selfie) pode ajudar se o iPhone estiver estável. Com a câmara frontal ativada, use o temporizador para definir o tempo de disparo. Procure um sítio para pousar o iPhone , carregue no botão do obturador e posicione-se. Depois, é só esperar.

Fotografar durante um vídeo

Só porque está a filmar algo não quer dizer que não possa fotografar em simultâneo. Ao iniciar a gravação aparece, à esquerda, o botão de fotografar, que vai permitir tirar fotografias enquanto continua a gravar o momento em vídeo.