Embora o número de acidentes, feridos e vítimas mortais na estrada, no emirado do Dubai, não seja propriamente uma referência (negativa) a nível mundial, a verdade é que a polícia também não deixa de levar a cabo acções de sensibilização, junto dos condutores, para o total cumprimento do código. A última das quais, à imagem da opulência que o próprio Dubai tradicionalmente transmite, passa pela entrega de miniaturas de carros aos condutores mais cumpridores. Mas em ouro.

Conhecida até aqui, principalmente, pelo imponente parque automóvel que possui e do qual faz inclusivamente parte um exclusivo Bugatti Veyron, a verdade é que o Departamento de Polícia da cidade do Dubai acaba de fazer novamente história, desta feita, ao entregar, durante mais uma edição da sua cerimónia anual, duas cópias de automóveis, em ouro, a dois condutores sem qualquer mácula na sua carta de condução.

Os dois felizardos foram Bilal Atiq Bilal e Sara Juma Rabee Khwaidem, os quais levaram assim para casa duas miniaturas em ouro de um modelo não-identificado, mas que faz lembrar um McLaren P1. Além destes dois galardoados, foram ainda entregues mais 2.000 prémios a outros condutores, pela forma como se comportaram na estrada.

Para o comandante da Polícia do Dubai, o Major-General Abdullah Al Marri, o sistema que o emirado actualmente tem em vigor no país, da carta por pontos, ajuda a promover a condução segura, sendo também uma forma de contribuir para que o Dubai alcance o objectivo de zero mortes na estrada, até 2020. Sendo que a atribuição destes prémios, segundo Al Marri, visa incentivar outros condutores a tomarem a mesma atitude.

No entanto, esta iniciativa não deixa de ter o seu quê de irónico. Principalmente, se nos lembrarmos que a Polícia do Dubai é (também) conhecida por ter uma frota particularmente propícia à… velocidade!

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR