Tech Auto

Toyota financia carro voador para os Jogos Olímpicos de 2020

O acender da Chama Olímpica dos Jogos de Tóquio pode vir a ficar para a história, caso venha a ser assegurado por um automóvel voador. A Toyota decidiu apoiar o projecto. Para já, com 340 mil euros.

Autor
  • António Sousa Pereira

Desde 2012 que um grupo denominado Cartivator, composto por cerca de 20 jovens engenheiros japoneses do sector automóvel, da indústria aeroespacial e de uma startup, tem vindo a desenvolver, nos seus tempos livres, um automóvel voador – SkyDrive de seu nome. Ao longo destes anos, o apoio da Toyota a este projecto tem-se limitado à cedência das instalações de uma antiga escola primária na Perfeitura de Aichi, com o respectivo financiamento a ser assegurado, essencialmente, por iniciativas de crowfunding levadas a cabo na Internet.

Mas a marca japonesa mudou de ideias, e decidiu contribuir com 42,5 milhões de ienes (cerca de 340 mil euros) para que o projecto possa descolar. Como declarou Takeshi Uchiyamada ao Nikkei Asian Review, “as coisas não progridem se nos limitarmos a esperar e a disponibilizar fundos apenas quando a tecnologia estiver pronta”.

Por agora, o Cartivator apenas tem pronto um modelo à escala 1/5, já em fase de testes, que prevê sentar um único ocupante numa canópia em formato de bolha, com as laterais abertas, rotores nos quatro cantos do veículo (que asseguram o voo) e uma configuração de três rodas (duas na traseira, e uma central na frente) para circulação no solo, sendo o comprimento do veículo de 2,9 metros, a largura de 1,3 metros e a altura de 1,1 metros. Mas tem por objectivo mostrar o formato final do SkyDrive, em tamanho real, já no próximo Verão.

Em termos de performance, a meta é que o SkyDrive seja capaz de voar a uma velocidade máxima de 100 km/h a 10 metros do solo, e de circular sobre o asfalto até aos 150 km/h. Em Julho 2018, o Cartivator pretende ter pronta uma versão apta a operar em voo pilotado, e, no final do próximo ano, colocar no ar uma versão já com piloto a bordo. Isto porque o seu grande objectivo é mesmo que o SkyDrive seja utilizado para o acender da Chama Olímpica dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. Enquanto isso não acontece, pode acompanhar a evolução do projecto, em diferentes vídeos, aqui.

Prémios Auto 2017 Observador - A escolha dos portugueses

Coube-lhe a si decidir e está decidido. As votações para eleger os melhores automóveis introduzidos no mercado em 2017 estão oficialmente fechadas. Confira aqui os finalistas em cada uma das categorias. Dia 19 há festa (e você vai fazer parte dela).

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVer finalistas
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site