O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, garantiu esta segunda-feira que todos os operacionais envolvidos no combate aos incêndios florestais têm os equipamentos de proteção individual suficientes.

“Toda a gente que vai para o terreno tem um equipamento de proteção individual (EPI) em condições”, disse Jorge Gomes aos deputados da comissão parlamentar de Agricultura e Mar, onde apresentou o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para 2017.

O secretário de Estado afirmou que os equipamentos de proteção individual (fardamento) de combate a incêndios são suficientes, mas admitiu uma renovação do EPI para o próximo ano devido à necessidade de algumas corporações de bombeiros terem um segundo equipamento. “Só um equipamento é pouco”, disse.

Jorge Gomes destacou também a importância da formação dos elementos envolvidos no DECIF, tendo este ano existido um reforço. Segundo o governante, este ano receberam formação mais 3.000 operacionais do que em 2016 e mais 4.300 do que em 2015.

Aos deputados, o secretário de Estado avançou também que a forma como a formação é ministrada na Escola Nacional de Bombeiros (ENB) tem que ser repensada, sublinhando que a ENB não deve estar centralizada em Coimbra. “A formação tem que ser descentralizada. A escola tem que ir aos locais e, se necessário, dar cursos pós-laborais”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR