Benfica, FC Porto e Sporting participaram, na época 2015/16, num estudo europeu que visa o futebol como ferramenta de promoção de estilos de vida mais ativos em homens dos 30 aos 65 anos.

Financiado pela União Europeia (UE), o consórcio EuroFIT promoveu o estudo coordenado pela professora Sally Wyke, da Universidade de Glasgow, e que foi na quarta-feira revelado no Congresso Europeu da Obesidade, que decorre até sábado no Porto.

Coordenado em Portugal pela professora da Faculdade de Motricidade Humana Marlene Silva, o estudo reuniu 15 clubes de quatro países: Manchester City, Arsenal, Everton, Stoke City e Newcastle United (Inglaterra), Benfica, Sporting e FC Porto (Portugal), PSV Eindhoven, FC Groningen, Vitesse e Ado Den Hag (Holanda) e Stromsgodset, Valerenga e Rosenborg (Noruega).

Em Portugal, Nuno Gomes e Nené desempenharam o papel de embaixadores da EuroFIT no Benfica, enquanto Augusto Inácio fez o mesmo no Sporting e Semedo no FC Porto, tendo participado em pelo menos duas sessões.

Marlene Silva disse à agência Lusa que o estudo vai decorrer entre 2015 e 2018 e, na sua fase dois, em que intervieram os adeptos dos clubes, “estes foram seguidos durante mais de um ano, terminando essa investigação em fevereiro de 2017”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cada clube dispôs de 80 vagas, tendo sido os adeptos “avaliados antes, no meio, no final e um ano após” o início das 12 semanas de programação. Os intervenientes, segundo a investigadora, fizeram “diários alimentares, análises ao sangue, viram avaliados os seus indicadores cardiometabólicos, preencheram questionários de bem-estar psicossocial e foram avaliados na sua atividade física”. Nesse período, os adeptos envolvidos, “usaram um acelerómetro que registou toda a atividade física feita”, disse.

Os resultados ainda não estão disponíveis e deverão “ser conhecidos até ao próximo Verão”, sendo que a taxa de adesão “foi acima de 90%”, disse Marlene Silva, sobre um projeto que, na fase seguinte, pretende alargar-se a outros clubes nos mesmos quatro países.

O objetivo da fase seguinte é ter, na época 2017/18, um programa-piloto em clubes que não receberão apoio financeiro, decorrendo atualmente o processo de seleção [dois por país]”, acrescentou.

No horizonte dos investigadores, naquela que será a fase derradeira do projeto, “está a disseminação total do programa e que conta para o efeito com um protocolo assinado em abril com a Federação Portuguesa de Futebol”.

O desenvolvimento do programa European Fans in Training (EuroFIT) baseou-se em teorias sociológicas e motivacionais (neste caso, a lealdade ao clube de futebol local) para incentivar adeptos masculinos de futebol em quatro países europeus a iniciar e manter melhorias nos comportamentos relacionados com a atividade física, o sedentarismo e a dieta. O projeto é financiado pelo 7.º Programa Quadro da União Europeia para a investigação e desenvolvimento tecnológico.