Pelo menos uma pessoa morreu e cerca de duas dezenas ficaram feridas depois de um carro ter avançado por um passeio em Times Square, em Nova Iorque. O número tem vindo a ser atualizado ao longo das últimas horas pelos Bombeiros de Nova Iorque que, neste momento, dão conta de 22 feridos, quatro deles em estado crítico.

As vítimas foram transportadas para os hospitais da cidade.

O incidente aconteceu ao final da manhã (por volta das 17h, em Lisboa), junto ao cruzamento da 45th Street com a 7th Avenue, uma zona movimentada de Nova Iorque. Uma testemunha contou à agência de notícias EFE que o veículo entrou em Times Square a grande velocidade, a partir da zona sul da cidade, e atropelou várias pessoas antes de ter embatido num poste. Várias pessoas garantiram que os atropelamentos foram intencionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A polícia, contudo, acredita ter-se tratado de um caso isolado. Segundo as autoridades, o condutor terá perdido o controlo do Honda, modelo Accord, de cor bordeaux. Ao New York Times, fonte da polícia de Nova Iorque explicou que o responsável pelo incidente aparentava estar bêbedo ou sobre o efeito de drogas, e que já tinha sido detido várias vezes.

Condutor pertencia à Marinha dos Estados Unidos

Numa conferência de imprensa conjunta, realizada em Times Square, o presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, e o comissário da polícia, James P. O’Neill, revelaram que o condutor do Honda Accord se chama Richard Rojas. O homem, de 26 do Bronx, tem cadastro criminal e pertence à Marinha dos Estados Unidos da América.

Explicando que, neste momento, as “informações são preliminares”, uma vez que a investigação ainda está a decorrer, os dois responsáveis informaram que não existem indícios de que se tenha tratado de um ataque terrorista. De acordo com O’Neill, o responsável pelo incidente, que foi detido pela polícia com a ajuda de civis, está neste momento a ser interrogado pela polícia.