Com apresentação, em princípio, ainda para o presente ano, o Elextra, modelo com que a suíça Classic Factory pretende estrear-se no mercado automóvel, acaba de dar mais um passo em frente. A marca anunciou que o modelo 100% eléctrico será capaz de cumprir 600 km com uma única carga de bateria. Com um senão: isso só é possível desde que se mantenha uma velocidade estável de 100 km/h.

Embora com uma estética exterior que parece aproximá-lo mais, por exemplo, do Lamborghini Aventador, o Elextra não esconde o propósito de se assumir como um rival sim, mas dos modelos Tesla. Cujo Model S 100D anuncia, com uma única carga e de acordo com o New European Driving Cycle (NEDC), 632 km de autonomia, ao passo que a versão mais desportiva deste mesmo modelo, fala em 613 km. Já a menos optimista Agência de Protecção Ambiental dos EUA atribui-lhes, respectivamente, autonomias de 539 e 507 km.

No entanto, seja qual for a autonomia real do Elextra, a verdade é que, pelo menos para já, torna-se impossível compará-la com as dos Tesla. Já que, no caso dos eléctricos norte-americanos, o valor foi obtido segundo os parâmetros do NEDC e, como tal, ao longo de um processo em que cumpriram várias velocidades, ao passo que a autonomia anunciada pela Classic Factory é obtida em velocidade estabilizada.

Ainda sobre o Elextra, importa recordar que a redução do peso foi uma das preocupações dos seus criadores, razão pela qual optaram por construir tanto a monocoque, como o corpo do automóvel, em fibra de carbono.

Quanto à propulsão, é assegurada por dois motores eléctricos, distribuídos pelos eixos, o que não só garante uma espécie de tracção integral permanente, como uma potência na ordem dos 689 cv. Valor que, ainda segundo a Classic Factory, permite a este quatro portas eléctrico acelerar dos 0 ao 100 km/h em não mais que 2,3 segundos, para atingir uma velocidade máxima (anunciada) a rondar os 250 km/h.

O Elextra deverá ser produzido, de forma artesanal, na Alemanha, sendo que o fabricante assumiu já não pretender construir, nesta fase inicial, muitas unidades do modelo. No máximo, 100.

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