Lamborghini

São 20, faltam 18. Dois Centenario entregues

Depois de ter entregue a primeira unidade a um cliente dos Emirados Árabes Unidos, a Lamborghini acaba de “enviar” o segundo Centenario Coupé para Hong-Kong. Contas feitas, restam 18.

Autor
  • Francisco António

Desvendado há cerca de um ano, durante o Salão Automóvel de Genebra, o Lamborghini Centenario é um dos modelos mais exclusivos de sempre da marca de Sant’Agata Bolognese, mercê de uma produção reduzida a apenas 40 unidades – 20 coupés e 20 roadsters. Em Fevereiro foi entregue o primeiro coupé a um cliente nos Emirados Árabes Unidos e, agora, foi a vez de expedir mais um exemplar. Destino: Hong Kong.

Exibindo uma decoração muito próxima à da unidade mostrada em Genebra, marcada desde logo por uma cor exterior em fibra de carbono brilhante, conjugada com pormenores em amarelo, nomeadamente naquele que é um dos maiores difusores traseiros alguma vez vistos, o Centenario entregue a um comprador anónimo residente em Hong-Kong conta ainda com um V12 naturalmente aspirado e a debitar 770 cv de potência. Valores que, de resto, fazem deste modelo o Lamborghini de produção mais potente de sempre.

Com um peso total de apenas 1.520 kg, o Centenario anuncia prestações verdadeiramente excepcionais, a começar, por uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos, com a passagem dos 0 aos 300 km/h a ser feita em não mais que 23,5 segundos! Já a velocidade máxima, está fixada nos 350 km/h.

Mas se a capacidade de aceleração é verdadeiramente impressionante, o mesmo se pode dizer da travagem. Com o modelo que procura assinalar os 100 anos sobre a morte de Ferruccio Lamborghini a prometer uma capacidade de desaceleração dos 100 km/h para os 0 km/h, em apenas 30 metros, e dos 300 km/h para a imobilização total, em tão só 290 metros. Tudo, graças ao desempenho de um sistema de travagem com discos em carbono e cerâmica, nas rodas dianteiras com 400 mm de diâmetro e conjugados com pinças de seis pistões, ao passo que, na traseiras, com 380 mm de diâmetro e pinças de quatro pistões.

Com as 40 unidades previstas há muito vendidas, embora a entrega dos primeiros coupés só agora tenha começado (o Roadster só deverá começar a chegar aos futuros donos lá mais para a frente), resta apenas recordar um último pormenor: a procura excedeu em muito a oferta, apesar de o Lamborghini Centenario não ter propriamente um preço convidativo, já que começava nos 2 milhões de euros, mais impostos.

Prémios Auto 2017 Observador - A escolha dos portugueses

Coube-lhe a si decidir e está decidido. As votações para eleger os melhores automóveis introduzidos no mercado em 2017 estão oficialmente fechadas. Confira aqui os finalistas em cada uma das categorias. Dia 19 há festa (e você vai fazer parte dela).

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVer finalistas
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site