Que há gostos para tudo, já todos nós sabíamos – especialmente, aqueles para quem o dinheiro não constitui problema. Só isso explica a nova “invenção” da Bentley que, a pensar nos seus clientes mais excêntricos, criou uma versão muito especial do SUV Bentayga, denominada Falconry by Mulliner. A par do luxo extremo, esta proposta destaca-se também – como o próprio nome deixa antever – pelo facto de ser perfeita para todos os multimilionários apaixonados da falcoaria. Que, simplesmente, não conseguem deixar para trás o seu falcãozinho de estimação.

Concebido para condutores especiais, que têm a paixão da caça com aves de rapina, a este Bentley Bentayga não falta sequer um local próprio para o próprio falcão. O animal viaja bem próximo do dono, entre os bancos da frente, num poleiro amovível e com amarra. No entanto, e exceptuando os casos em que se trate de uma ave com hábitos de higiene já enraizados, habituada a tratar das necessidades apenas nas alturas e locais próprios, ficam-nos algumas dúvidas sobre o asseio a bordo, após uma viagem mais longa…

Por outro lado, além do já esperado luxo que qualquer Bentley encerra, este Bentayga em concreto diferencia-se ainda pelo facto de exibir, na parte frontal do tablier, uma imagem, construída em madeira incrustada (mais de 430 peças, segundo o fabricante), aludindo ao deserto e ao voo de um falcão-sacre.

[jwplatform lMBUfoXC]

A pensar tanto na ave como no dono, na bagageira, estão ainda dois pequenos armários em cortiça, fixados numa bandeja móvel, um dos quais com todos os acessórios necessários para a arte da falcoaria – inclusive, um GPS para que o dono possa monitorizar o voo do seu falcão, binóculos, capuz para a ave e uma luva em pele, para que esta possa sempre regressar à mão do dono. No outro armário, três frascos de metal, copos, uma manta e panos de rosto, para maior conforto do proprietário.

A falcoaria é vista nos países do Médio Oriente como o desporto dos reis, pelo que era vital que o kit que criássemos fosse não só luxuoso, mas também prático e durável, de forma a agradar aos nossos consumidores tradicionais, espalhados um pouco por todo o mundo”, justificou o director da Mulliner, Geoff Dowding.

Recorde-se que esta não é a primeira criação particularmente específica da divisão mais luxuosa da Bentley, uma vez que, já anteriormente, a Mulliner deu a conhecer um Bentayga especialmente vocacionado para a pesca. No entanto, tal como esse Bentayga, também o Falconry by Mulliner sofre de um importante condicionalismo: trata-se de uma unidade única! Ou seja, se a quiser mesmo, o melhor é preparar-se para pedir com “muuuuito” jeitinho…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR