Bentley

Até os falcões andam de SUV. Mas isso paga-se (e bem)

Apetece-lhe ir dar uma volta de carro mas não quer deixar o seu falcão de estimação sozinho em casa? Não se preocupe, a Bentley deu asas à solução. Compre um Bentayga Falconry by Mulliner... se puder!

Autor
  • Francisco António

Que há gostos para tudo, já todos nós sabíamos – especialmente, aqueles para quem o dinheiro não constitui problema. Só isso explica a nova “invenção” da Bentley que, a pensar nos seus clientes mais excêntricos, criou uma versão muito especial do SUV Bentayga, denominada Falconry by Mulliner. A par do luxo extremo, esta proposta destaca-se também – como o próprio nome deixa antever – pelo facto de ser perfeita para todos os multimilionários apaixonados da falcoaria. Que, simplesmente, não conseguem deixar para trás o seu falcãozinho de estimação.

Concebido para condutores especiais, que têm a paixão da caça com aves de rapina, a este Bentley Bentayga não falta sequer um local próprio para o próprio falcão. O animal viaja bem próximo do dono, entre os bancos da frente, num poleiro amovível e com amarra. No entanto, e exceptuando os casos em que se trate de uma ave com hábitos de higiene já enraizados, habituada a tratar das necessidades apenas nas alturas e locais próprios, ficam-nos algumas dúvidas sobre o asseio a bordo, após uma viagem mais longa…

Por outro lado, além do já esperado luxo que qualquer Bentley encerra, este Bentayga em concreto diferencia-se ainda pelo facto de exibir, na parte frontal do tablier, uma imagem, construída em madeira incrustada (mais de 430 peças, segundo o fabricante), aludindo ao deserto e ao voo de um falcão-sacre.

A pensar tanto na ave como no dono, na bagageira, estão ainda dois pequenos armários em cortiça, fixados numa bandeja móvel, um dos quais com todos os acessórios necessários para a arte da falcoaria – inclusive, um GPS para que o dono possa monitorizar o voo do seu falcão, binóculos, capuz para a ave e uma luva em pele, para que esta possa sempre regressar à mão do dono. No outro armário, três frascos de metal, copos, uma manta e panos de rosto, para maior conforto do proprietário.

A falcoaria é vista nos países do Médio Oriente como o desporto dos reis, pelo que era vital que o kit que criássemos fosse não só luxuoso, mas também prático e durável, de forma a agradar aos nossos consumidores tradicionais, espalhados um pouco por todo o mundo”, justificou o director da Mulliner, Geoff Dowding.

Recorde-se que esta não é a primeira criação particularmente específica da divisão mais luxuosa da Bentley, uma vez que, já anteriormente, a Mulliner deu a conhecer um Bentayga especialmente vocacionado para a pesca. No entanto, tal como esse Bentayga, também o Falconry by Mulliner sofre de um importante condicionalismo: trata-se de uma unidade única! Ou seja, se a quiser mesmo, o melhor é preparar-se para pedir com “muuuuito” jeitinho…

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)