A dança de treinadores é um aspeto quase intrínseco na história do Sporting. Sabe quantos técnicos começaram três épocas consecutivas no comando dos leões? Quatro: o mítico Szabo, nos anos 30 e 40; Randolph Gallowy, no início da década de 50; Fernando Vaz, entre 1969 e 1971; e, mais recentemente, Paulo Bento, que assumiu a equipa a meio da temporada 2005/06 e começou as épocas de 2006/07, 2007/08, 2008/09 e 2009/10, saindo em novembro. Agora, junte mais um, Jorge Jesus. Que deixou (de novo) a garantia que vai permanecer em Alvalade.

Em declarações exclusivas à Sporting TV, o técnico voltou a assumir o compromisso com os leões (tem contrato até 2019), recusando as teorias de uma possível saída caso Bruno de Carvalho permitisse esse cenário. Aliás, a entrevista nem sequer iria ser dada, porque há conferência de imprensa este sábado de antevisão ao encontro com o Desp. Chaves, mas as recentes notícias que voltaram a colocar em dúvida a continuidade a isso levaram.

Tenho tido reuniões com o presidente, a última na Academia, no sentido de projetar o futuro, fazer o balanço desta época e criarmos uma equipa ao nível do primeiro ano. Temos abordado muitas temáticas para o futuro. Tem havido alguma especulação, li até que tinha estado numa reunião à tarde com o presidente quando estava a almoçar com os meus amigos. Sabemos o caminho que temos de fazer. Desde a primeira hora que vim para ser campeão e é nesse enquadramento que estamos a planear o futuro, com um Sporting ao nível da exigência dos adeptos”, garantiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Sporting está a ser trabalhado em conjunto, como mostram as recentes contratações do Piccini e do Mattheus. Enquadrado nesta lógica e neste processo, temos falado muito e vamos continuar a falar. Temos feito uma análise mais profunda ao que fizemos esta época e do que queremos ajustar em relação a alguns erros que fizemos”, concluiu ao canal do clube.

Sabemos o caminho que temos de fazer. Desde a primeira hora que vim para ser campeão e é nesse enquadramento que estamos a planear o futuro, com um Sporting ao nível da exigência dos adeptos

Desde que chegou ao comando do Sporting, a 1 de Julho de 2015, Jorge Jesus conquistou apenas uma Supertaça, logo no primeiro encontro oficial que realizou e contra o Benfica: 1-0, no Algarve, com golo de Teo Gutiérrez. Ainda assim, e na temporada de 2015/16, teve o “prémio” de bater a melhor pontuação de sempre dos leões na Primeira Liga, 86, ainda assim insuficientes para os 88 conseguidos pelos encarnados.

Na presente época, as coisas acabaram por correr pior para as ambições leoninas, com o conjunto verde e branco a chegar a janeiro arredado das provas europeias, da Taça de Portugal e da Taça da Liga e em situação complicada na Primeira Liga. No domingo, o Sporting fará o último encontro da temporada, em Alvalade, frente ao Desp. Chaves, sabendo que não sairá do terceiro lugar do Campeonato.