Discotexas

Plano B, Porto

Há festas e festas, mas 10 anos de qualquer coisa merecem uma noite (e local) à altura. O Plano B, no Porto, recebe esta sexta-feira o 10cotexas, que celebra os dez anos do coletivo (chamemos-lhe assim) criado por Moullinex (Luís Clara Gomes) e Xinobi (Bruno Cardoso), que se tornou a plataforma de divulgação de nomes importantes da música de dança made in Portugal.

10cotexas é também o nome de uma compilação que reúne alguns dos artistas e temas mais importantes. Esta noite vão estar no Plano B Moullinex, Xinobi, Bufi, Da Chick e Throes + The Shine. Dance.

Espetáculo no Plano B, no Porto, de sexta-feira para sábado a partir da 00h30.

Três Tristes Tigres

Lux Frágil, Lisboa

É um nome que custa dizer: Três. Tristes. Tigres. Abrande-se o ritmo para não atrapalhar a língua e sobra a memória de uma das bandas mais importantes da música contemporânea nacional. Por estes dias, Ana Deus (ex-Ban) e Alexandre Soares (ex-GNR) fazem uma pausa nos Osso Vaidoso para dar sequência, em Lisboa, ao convite feito pelo Teatro Rivoli no Porto, no passado mês de março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta sexta, no Lux, prometem desfilar os sucessos dos anos 90. Um espetáculo para saudosistas, mas também uma oportunidade para os mais novos compreenderem um capítulo importante da música pop portuguesa.

https://www.youtube.com/watch?v=ryOYr9GWXI8

Espetáculo no Lux Frágil, em Lisboa, esta sexta-feira às 23h. Bilhetes: 12 euros.

White Haus

CCB, Lisboa

DJ, músico e produtor, João Vieira é um dos pilares dos X-Wife. Nas pistas assina por DJ Kitten e tornou-se uma das pedras da cena clubbing, com raízes no Porto. Como White Haus, enveredou pela composição, que ao contrário do que muita gente pensa, a música eletrónica também se escreve. Modern Dancing (2016), o segundo álbum, vai ser apresentado esta sexta-feira à noite no CCB em Lisboa com uma banda de quatro elementos – João Vieira, André Simão (Dear Telephone e Sensible Soccers), Graciela Coelho (Dear Telephone) e Gil Costa.

Espetáculo no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, esta sexta-feira às 21h. Bilhetes: 12,5 e 15 euros.

The Legendary Tigerman

Espaço Nimas, Lisboa

“How To Become Nothing” junta o músico Paulo Furtado, a fotógrafa Rita Lino e o realizador Pedro Maia numa viagem pelo deserto da Califórnia (EUA). Trata-se de um filme-concerto com banda sonora e edição de imagens ao vivo.

Vão ser apresentadas duas sessões esta sexta-feira à noite, a primeira com início às 21h30 e a segunda à meia-noite. Vai poder assistir ao diário de uma viagem registada em fotografia e filme em formato Super-8, sonorizada com a música e textos de The Legendary Tigerman. Boa viagem.

Espetáculo no Espaço Nimas, em Lisboa, esta sexta-feira às 21h30 e meia-noite. Bilhetes: 12 euros.

Luísa Sobral

Convento de São Francisco, Coimbra

Se há artista que deu um salto de gigante na última semana foi Luísa Sobral, a irmã do vencedor do último Festival da Eurovisão, Salvador Sobral. Mas mais do que a relação familiar, é preciso voltar a dizer que foi ela quem escreveu “Amar pelos Dois”.

Luísa Sobral é uma artista de corpo inteiro, como ficou provado em Luísa, sobre o qual falámos neste episódio do Ao Vivo, onde a artista partilhou com o Observador de onde vem a “doce melancolia” do último álbum.

Espetáculo no Convento de São Francisco, em Coimbra, sábado às 21h. Bilhetes: 10 a 12,5 euros.

Mafalda Veiga

Casa Das Artes, Arcos de Valdevez

A cantora e compositora Mafalda Veiga esteve no Observador no passado mês de fevereiro para nos falar do novo álbum. Quase a celebrar 30 anos de carreira, Praia é um disco que marca, de certa forma, uma viragem na carreira da artista, o que se revela com especial evidência no espetáculo que apresenta o álbum. O ritmo da música é ligeiramente mais acelerado e a construção cénica de encher o olho. A não perder.

Espetáculo na Casa Das Artes, em Arcos de Valdevez, sábado às 22h. Bilhetes: 10 euros.