O The Guardian passou pela costa portuguesa entre Porto e Lisboa e não poupou elogios ao que descobriu ao longo do litoral nesta zona no centro do país. Praias inigualáveis, cidades e aldeias históricas e pessoas adoráveis, são alguns dos destaques que o jornal faz questão de realçar, colocando assim a Costa de Prata entre os segredos da Europa que valem uma visita.

O artigo do The Guardian, publicada em jeito de crónica e sugestão de viagem, deixa largos elogios às naturais paisagens que aquela região apresenta. O jornal britânico diz mesmo que quase se assemelha ao norte de África, seja pelas palmeiras, pelas densas dunas ou pelo Atlântico por que está rodeado. A publicação britãnica elogia ainda a “pouca gente”, o que na verdade acaba por ser um “privilégio”, tal como citado no jornal.

Aveiro é o ponto de partida e o destaque. Aqui, as praias têm todas nome e uma extensão sem fim, com muita areia branca, cercada por um Atlântico – um oceano que, segundo o artigo, é um mar ótimo tanto para surfistas como para os que gostam de caminhar à beira mar, aproveitando o ar puro.

A rota segue até ao norte de Aveiro, até à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. O pinhal entre a praia e a lagoa ou a frota de barcos pintada “em cores de carnaval” não passam despercebidos. Nem mesmo as pessoas “amigáveis”. Uma “divertida” pescadora lançou a sugestão de os repórteres não deixarem de provar pescado e marisco típicos. O destaque acabou por ir para o restaurante Onda Sol, que cumpriu essa sugestão. Mais longe na Cidade de Murtosa, o destaque é a fábrica e museu de peixe enlatado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No centro da cidade de Aveiro, são vários os elogios à “Veneza portuguesa”. Está repleta de arquitetura “sedutora” e “nova”, bares e restaurantes. A colmatar, só mesmo os ovos moles e os sorvetes, igualmente destacados.

A sul, a seis quilómetros, o destaque vai para a praia da Barra. Aqui o litoral é distinguido pelo grande farol rosa e pelas casas de palha, outrora casas de pesca.

A publicação realça mais “cinco pérolas escondidas da costa portuguesa“, além da Costa de Prata.

  1. A Ilha Rochosa, em Peniche, uma cidade ótima para “pescar” e “passar férias”, com praias com muito areal. A publicação destaca o Baleal e a rota pela Ilha das Berlengas.
  2. A Foz do Lizandro e a “praia de surf de classe mundial”: cerca de 15 minutos a pé desde a Ericeira, dá-se especial atenção aos dois campeonatos internacionais de surf que este local recebe todos os anos.
  3. Mais perto da Comporta, no Cais Palafítico da Carrasqueira, uma “meia ilha do tesouro, meia aldeia piscatória”, é referida a cozinha de peixe e marisco d’O Rui Do Choco – um restaurante de peixe rústico.
  4. Em Sesimbra, na Praia do Meco, as dunas são alvo de elogios, tal como o Bar do Peixe, um bar onde o peixe exemplar, o stafe amigável, o por-do-sol e os quilómetros de dunas não são esquecidos.
  5. Por fim, a sul, na Ilha de Deserta, em Faro, é realçado o facto de esta ilha ser mesmo “quase” deserta, pacífica, contendo apenas um restaurante de verão – Estaminé -, um morador e um pescador.