A artista britânica Kate Tempest e os portugueses Bruno Pernadas, Throes + The Shine, Cave Story e Octa Push juntam-se em agosto ao Festival Vodafone Paredes de Coura, um “laboratório musical” que cumpre 25 anos, foi esta quinta-feira anunciado em conferência de imprensa, que decorreu no edifício sede da Vodafone no Parque das Nações em Lisboa.

O programador João Carvalho, um dos fundadores do festival, disse que este é “um dos cartazes mais sólidos de sempre” e de celebração. Além dos destaques musicais, anunciou alterações e melhorias no recinto, nomeadamente na zona do campismo, que terá uma maior zona relvada. Os chuveiros, lava-loiças e casas de banho vão ser melhorados, através da instalação de uma estrutura de saneamento fixa, ligada à rede de esgotos.

A zona dedicada ao comércio (Feira de Paredes) também vai mudar de local, bem como a área de restauração, que vai ser ampliada. A sala de imprensa, localizada à entrada, no topo do anfiteatro natural, vai igualmente mudar de lugar, abrindo espaço para o público e para uma zona de descanso.

Leonor Dias, diretora de Marca da Vodafone, apresentou a Biblioteca Digital, uma parceria com a editora Leya que vai disponibilizar, gratuitamente para download, mais de 40 obras literárias de autores como António Lobo Antunes, Manuel Alegre e Lídia Jorge. Já as Vozes da Escrita vão continuar, com a presença de “nomes bem conhecidos do panorama cultural português”, sem que tenham sido revelados quais. Esta ação terá lugar junto ao rio, no já habitual Palco Jazz na Relva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outra das imagens de marca do festival têm sido, nos últimos anos, as Vodafone Music Sessions. A organização fez saber que estes pequenos concertos exclusivos, que têm lugar em “locais secretos” (divulgados em cima da hora) terão um novo formato.

O festival decorrerá de 16 a 19 de agosto e, do cartaz já conhecido, João Carvalho revelou que os !!! (Chk Chk Chk) cancelaram o concerto e que o cartaz não está ainda fechado – estão por conhecer os dois cabeças de cartaz do palco principal do dia 18 de agosto. Vítor Pereira, presidente da autarquia de Paredes de Coura e outro dos fundadores do festival, falou de um evento que “contrariou o fatalismo da geografia” e criou uma “nova centralidade”.

O festival contará este ano com nomes como At the Drive-in, Future Islands, King Krule, Young Fathers, Beach House, Foals, Benjamin Clementine, Mão Morta e You Can’t Win, Charlie Brown, banda que atuou no final da conferência de imprensa que decorreu esta tarde, em Lisboa.

Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais. O passe geral para os quatro dias do evento custa 90 euros e os bilhetes diários 45 euros.