Ter plantas em casa traz benefícios para o bem-estar, para a decoração e para o ar que respiramos. Embora não sejam, regra geral, muito exigentes no que toca a cuidados, há um de que não nos podemos esquecer: as plantas precisam de ser regadas regularmente. Ausências prolongadas requerem medidas especiais, que passam geralmente por pedir a ajuda de um vizinho ou amigo.

A pensar neste problema, a empresa Techware decidiu meter mãos à obra e criar o Grovio, um assistente inteligente para plantas domésticas capaz de tratar de três plantas individualmente durante, pelo menos, 45 dias.

“As pessoas têm coisas importantes para fazer todos os dias, e tal não deveria afetar plantas indefesas e vulneráveis” – OleksandrIvanov, fundador da Techware.

Com o Grovio é possível tratar de três plantas de forma individual e, ao mesmo tempo, saber qual o estado de cada uma delas. O aparelho é discreto e elegante para passar por objeto de decoração junto aos vasos. Liga-se à rede Wi-Fi local e armazena todos os dados recolhidos numa cloud própria. Não precisa de fios para estar ligado, uma vez que funciona a pilhas (sim, pilhas e não bateria, assim consegue aguentar mais tempo sem “chatear” ninguém). O controlo e a monitorização de cada planta é feito através da aplicação oficial do Grovio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aparelho consegue analisar a humidade do ar, a temperatura e até se a intensidade de luz que incide nas plantas está fora dos padrões recomendados para cada uma. Caso seja necessária a atenção do utilizador, o Grovio envia uma notificação para o smartphone do proprietário para que saiba que algo se passa com as plantas ou que, simplesmente, já passaram cerca de 45 dias e precisa de reabastecer o equipamento com água.

O Grovio tem ainda a possibilidade de interagir com as assistentes virtuais: Alexa, Siri, Google Home e outras que possam vir a ser compatíveis.

Esta não é uma ideia completamente nova. A grande diferença em relação a outras soluções com um princípio idêntico é que com o Grovio o utilizador não precisa de um vaso específico ou de uma planta concreta. A liberdade é total, pode ser utilizado em qualquer vaso que já tenha em casa e em qualquer planta.

A campanha para angariação de fundos começa esta terça-feira na plataforma Kickstarter. As pré-encomendas estão disponíveis por 99 dólares – o preço de retalho é apontado para os 149 dólares.