Foi um tiro de raspão na “geringonça”. Numa tentativa de atingir em cheio o PSD, o líder parlamentar do PS, Carlos César, atingiu também o seu parceiro parlamentar Bloco de Esquerda. Falando aos jornalistas esta quinta-feira no arranque das jornadas parlamentares do PS, César defendeu a escolha do grupo parlamentar pelo distrito de Bragança por ser no interior, longe dos decisores políticos, e criticou aqueles que preferiam realizar as suas jornadas em áreas turísticas para aproveitar o sol que se tem feito sentir. Acontece que não é só o PSD que vai estar para a semana em trabalho no Algarve, em Albufeira. Também o Bloco de Esquerda vai estar em Tavira…

“Podíamos fazer destas jornadas mais uma reunião entre as muitas que fazemos em Lisboa, ou até aproveitar esta época do ano com mais sol para ir para locais turísticos, trabalhando aí. Mas queremos insistir em estar no Portugal que mais precisa da atenção política e dos decisores políticos”, disse o líder da bancada socialista. O PSD não gostou e não tardou a reagir. Ao Observador, o deputado algarvio Cristóvão Norte disse que enviou esta tarde uma nota de repúdio a Carlos César pelas “declarações ofensivas e atentatórias para todos os algarvios”, exigindo um pedido de desculpas público.

Na nota, o deputado social-democrata acusa Carlos César de ter “reproduzido os mais toscos e preconceituosos argumentos” contra uma região do país ao ter “ridicularizado a realização das jornadas parlamentares do PSD e BE no Algarve, por se tratar de um destino turístico e, por isso, menos merecedor de atenção pública”. “Fê-lo tomado pelo clamor da luta política, sem olhar a meios e violando as mais básicas noções de igualdade entre regiões e entre cidadãos”, continua a ler-se na nota, onde o deputado exige a César que “se redima e dirija um público pedido de desculpas aos algarvios e que o mesmo venha acompanhado pelos restantes deputados do PS eleitos pelo Algarve, os quais, estou certo, jamais se poderiam reconhecer em tamanha aleivosia”.

Que quis V.Exa. insinuar? Que no Algarve não se trabalha? Que os algarvios devem ser objecto de uma qualquer interdição de reconhecimento político, menores e cabisbaixos, face a outros, maiores e supostamente mais importantes, como vezes demais se passou na nossa história?”

Antes, já o vice-presidente da bancada do PSD Hugo Soares tinha acusado Carlos César, em declarações à agência Lusa, de não ter a “dimensão ética e democrática” de outros líderes parlamentares do PS e de desrespeitar os algarvios ao criticar o local de realização das jornadas parlamentares de outros partidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ainda o senhor deputado Carlos César não tinha aterrado na Assembleia da República e já o PSD fazia jornadas parlamentares nos distritos do interior do país”, disse, acrescentando que “os portugueses estão fartos da política rasteira e trauliteira do deputado Carlos César”. Para Hugo Soares, com as declarações que hoje proferiu, o líder parlamentar socialista “demonstra total desrespeito por todos os algarvios, uma região que atravessa dificuldades e devia ter outro olhar por parte do Governo”.

As jornadas do PS decorrem esta quinta e sexta-feira em Bragança, dedicadas ao tema do “Portugal de sucesso”. Na semana seguinte é a vez do PSD realizar as suas jornadas parlamentares, tendo este partido escolhido o palco algarvio de Albufeira para trabalhar entre terça e quarta-feira. Na sexta e sábado é o Bloco de Esquerda que vai reunir a sua bancada parlamentar também no Algarve, em Tavira.

Questionado pelo Observador, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda não quis comentar as declarações do líder parlamentar do PS.