A Samsung apresentou esta quinta-feira, em Los Angeles, aquele que poderá ser o futuro dos ecrãs AMOLED, uma tecnologia em que a empresa sul-coreana é marca de referência. Numa apresentação no evento dedicado a displays, a SID 2017, a gigante tecnológica apresentou detalhes sobre o primeiro ecrã AMOLED de 9.1 polegadas flexível.

Foto: OledNet

O que é o LTPS

Mostrar Esconder

É um silicone policristalino que é sintetizado a temperaturas relativamente baixas (aproximadamente 650 ºC) quando comparadas com as temperaturas normais para este tipo de processos (900 ºC). O método LTPS é importante para a industria dos ecrãs porque o uso de grandes paíneis de vidro proibe a exposição a temperaturas elevadas.

Ou seja, a utilização de uma camada fina de silicone policristalino consegue ter um maior potencial para ser produzido em grande escala devido à temperatura mais baixa e à maior elasticidade do material.

 

Assente na tecnologia Low Temperature Poly-silicon (LTPS) esta foi uma inovação em destaque. O ecrã multi-touch esteve exposto na zona “Futuros Display” da Samsung. Os dados avançados pela empresa mostram que o ecrã pode ser aplicado a superfícies planas, côncavas (acima de 12 mm) ou convexas. Ou seja, este tipo de ecrãs consegue, quando pressionados, criar uma curvatura que facilmente retoma a forma original.

Foto: OledNET

O ecrã flexível poderá ter diversas utilizações, entre as quais se encontra a implementação em dispositivos wearable, nos avanços das IoT (Internet of Things) e nos ecrãs para carros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR