O Museu de Cerâmica de Sacavém promove este sábado, 27 de Maio, pelas 15h00, mais uma das suas conversas mensais, desta vez com Clive Gilbert, administrador e último proprietário da Fábrica de Loiça de Sacavém. O tema desta conversa será “Sacavém – Uma Paixão”.

Clive Gilbert nasceu em 1938 e, depois de ter tirado uma licenciatura em cerâmica no Reino Unido regressou a Portugal para trabalhar na fábrica que então pertencia às famílias Howorth, Gilman e Gilbert. Depois de uma carreira na área técnica dessa unidade industrial que, em meados do século passado, chegou a dar emprego a quase toda a população de Sacavém, Clive seria nomeado administrador na década de 1970.

Nesta conversa Clive Gilbert deverá recordar a importância da antiga Fábrica de Loiça, que foi também a única empresa de cerâmica onde a família real portuguesa vinha pintar loiça. A fábrica também se distinguia por promover o desporto e pela sua ação social numa época em que a proteção dos trabalhadores era quase inexistente em Portugal.

A organização das “À Conversa com…”, que se encontram a decorrer ao longo de 2017, é da iniciativa da Câmara Municipal de Loures.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR