É possível, com mais ou menos dificuldade, almoçar ou jantar fora em Lisboa seguindo os princípios da dieta paleo, ou seja, evitando ingredientes processados, hidratos de carbono simples e produtos com glúten ou lactose. Já tomar o pequeno-almoço ou lanchar nem por isso. Patrícia Machado e Pedro Dias sentiam, na pele, esse problema.

“Gostamos de fazer desporto e preocupamo-nos com a alimentação e a nutrição. Por isso, para nós era difícil arranjar um sítio para tomar o pequeno-almoço ou lanchar fora de casa”, confirma Patrícia. Através do grupo de Facebook Paleo Descomplicado (e do site correspondente, Paleo XXI), perceberam que não estavam sozinhos nessa demanda. Vai daí, resolveram-na da maneira mais prática: criando eles um espaço do género.

Nunca tínhamos trabalhado nesta área: eu sou de Gestão e o Pedro é engenheiro eletrotécnico. Mas fizemos uma grande pesquisa de receitas e temos uma chefe pasteleira com experiência neste tipo de alimentação”, explica a responsável.

A Despensa N.6 fica junto à Avenida de Roma, a caminho do Campo Pequeno.
(foto: © Divulgação)

A oferta da Despensa N.6, inaugurada oficialmente no início de maio depois de dois meses em soft opening, rege-se pelos mesmos princípios da dieta dos seus proprietários, procurando equilibrar três adjetivos: saudável, saboroso e nutritivo. Sendo que o primeiro dos três é especialmente importante — o espaço auto intitula-se como healthy pastry [pastelaria saudável]. Não entram na cozinha ingredientes processados, não há açúcares nem óleos refinados e produtos com glúten muito menos. Mais: até as gorduras utilizadas são cuidadosamente selecionadas e tratadas. A manteiga, por exemplo, é clarificada, perdendo a lactose e a água. Aliás, sempre que possível usam matérias-primas biológicas e sem lactose.

Temos sempre em consideração o valor nutricional dos ingredientes. Por exemplo, não usamos farinha de arroz, usamos farinha de amêndoa que é muito mais nutritiva”, esclarece Patrícia.

De resto, à primeira vista esta podia ser pastelaria como qualquer outra. Isto é, uma pastelaria como qualquer outra com muita luz e uma imagem cuidada, um trabalho (bem) feito pela agência de publicidade e design Savvy. O pão é produzido localmente, com farinha de aveia e polvilho, e pode ser consumido ali ou comprado para levar, sob encomenda. De resto, servem-se bolos diversos, tarteletes, cheesecake, brownie, ovos mexidos e fruta fresca, entre outros. Isto para o pequeno-almoço ou para o lanche. Ao almoço as possibilidades estendem-se às saladas e à sopa do dia.

A casa afirma-se como uma “pastelaria saudável”, onde não entram produtos processados, nem glúten. (foto: © Divulgação)

Mas o grande destaque da casa vai para os dois menus de brunch. Ao contrário do que é habitual, não estão disponíveis apenas ao fim-de-semana nem num horário específico. Qualquer dia (de terça a domingo) e qualquer hora (até às 19h) são bons para esta opção. O menu de 8,50€ contempla pão com dois recheios, ovos mexidos, bolo individual, sumo/leite/chá e café. As mesmas bebidas são válidas para o de 10,50€, que inclui um crepe com um acompanhamento, um parfait e uma trufa. Quem vier diretamente do ginásio pode até optar por tomar o seu batido proteico no Despensa N.6. Sendo que, neste caso, a proteína é combinada com leite de coco. Que é caseiro, tal como o de amêndoa, que também utilizam. Até a kombucha, uma bebida obtida pela fermentação do chá é feita na cozinha da pastelaria.

Mas o nome Despensa N.6 (o número da porta) denuncia ainda uma outra vertente do espaço. Aquela que permite, precisamente, encher a despensa de casa, através de alguns dispensadores que contêm produtos para venda a granel, como duas variedades de granola caseira, sal dos Himalaias ou canela, entre outros. E o futuro pode bem guardar outras valências para o projeto: dos bolos de aniversário saudáveis por encomenda aos gelados, um sonho de Patrícia que não será para realizar para já, “por implicar um investimento grande”.

Nome: Despensa N.6
Morada: Avenida Sacadura Cabral, 6A (Roma), Lisboa
Telefone: 91 428 5495 / 96 756 5254
Horário: De terça a domingo, das 09h às 19h30
Site: facebook.com/despensa6