O Presidente da República acompanha esta sexta-feira os reis de Espanha na sessão inaugural da 76.ª edição da Feira do Livro de Madrid, que se realiza no Parque do Retiro e tem Portugal como país convidado.

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, o rei Felipe VI e a rainha Letizia irão visitar, a partir das 12h00 (11h00 de Lisboa), as bancas (ou pavilhões) dos editores, livrarias e instituições instaladas para o certame que se realiza até 11 de junho, perto do centro da cidade.

A oportunidade dada para Portugal estar em lugar de destaque na Feira do Livro de Madrid é vista como um momento único para dar a conhecer autores portugueses e encorajar as traduções para a língua espanhola.

A indústria espanhola de livros é a quarta do mundo, colocando o país depois dos Estados Unidos, do Reino Unido e de França, neste setor. É também a terceira que mais exporta, depois dos Estados Unidos e do Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A programação portuguesa inclui uma extensa lista de eventos durante os quase 20 dias em que a feira vai estar aberta, das 11h00 às 21h30, com três horas de descanso durante o período de maior calor, da parte da tarde. O filósofo, ensaísta, professor e intelectual português Eduardo Lourenço será responsável pela abertura, hoje, do programa de atividades da feira, com uma conferência na sessão inaugural.

Haverá também, entre outros eventos, uma sessão de apresentação do livro “Húmus”, de Raul Brandão, com a participação dos escritores e professores universitários Nuno Júdice e Maria João Reynaud, e a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, no Pavilhão de Portugal. Na Biblioteca Nacional de Espanha, o Presidente da República e o ministros da Cultura de Espanha entregam à presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Rio, o prémio luso-espanhol de Arte e Cultura 2016.

Entre as muitas iniciativas previstas, destaque para a conferência “Liberdade imprensa: Expresso e El País, dois casos de sucesso”, com Francisco Pinto Balsemão e Juan Luis Cebrián, que terá lugar em 7 de junho. Segundo dados fornecidos pelos organizadores da feira, haverá ao todo 367 bancas e 488 expositores, repartidos por 24 organismos oficiais, 24 distribuidores, 63 livrarias especializadas, 53 livrarias de âmbito geral e 324 editores.