Dark Mode 197kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Morreu o distribuidor de cinema José Manuel Castello Lopes

Este artigo tem mais de 3 anos

Nome histórico da distribuição e exibição do cinema em Portugal, José Manuel Castello Lopes morreu na quinta-feira, aos 86 anos.

i

José Manuel Castello Lopes fundou com o irmão, Gérard, o Cinema Londres

© Hugo Amaral/Observador

José Manuel Castello Lopes fundou com o irmão, Gérard, o Cinema Londres

© Hugo Amaral/Observador

O antigo distribuidor José Manuel Castello Lopes, que herdou com o irmão o negócio do pai, a Filmes Castello-Lopes, e co-fundou o Cinema Londres, morreu esta quinta-feira, aos 86 anos, revelou a Academia Portuguesa de Cinema. De acordo com o Público, Castello Lopes estava internado há três semanas na sequência de uma doença cardíaca.

“A Academia Portuguesa de Cinema e o Cinema em Portugal perderam uma das suas mais distintas e ilustres referências”, refere o organismo numa curta mensagem, publicada no Facebook.

Um dos nomes históricos da distribuição e exibição do cinema em Portugal, geriu juntamente com o irmão, o fotógrafo Gérard Castello Lopes, a Filmes Castello Lopes, fundada há 100 anos pelo seu pai. Esteve também a seu cargo o Cinema Condes (atual Hard Rock Café), criado no início dos anos 50 em Lisboa, e fundou com Gérard o Cinema Londres, uma “aventura”.

Em entrevista ao Público, em 2014, recordou a dificuldade da obra, pela necessidade de encaixar “um cinema, um restaurante e um pub num espaço tão esquisito”. “Era um cinema extraordinário, único em Lisboa”, disse ao jornal, salientando que, naquela época (isto é, em 1972), “a Avenida de Roma era quase mais importante do que a Avenida da Liberdade”.

“Quando abriu foi uma grande alegria, era o melhor cinema de Lisboa, com uma programação fora de série e assim andou durante quase 40 anos”, contou ao jornal Público.

Membro honorário da Academia Portuguesa de Cinema, foi distinguido com o Prémio Sophia de Carreira em 2013.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.