Rádio Observador

Daimler

Prejuízos obrigam Daimler a recapitalizar Denza

A acumular prejuízos desde 2014, a joint-venture que a Daimler estabeleceu com a BYD na China terá de ser recapitalizada. 65 milhões de euros é quanto cada sócio terá de injectar na deficitária Denza.

Autor
  • António Sousa Pereira

Criada em 2010, a Denza é uma joint-venture estabelecida, em partes iguais, entre a Daimler e a BYD, o maior fabricante chinês de automóveis eléctricos. O seu primeiro (e, até ao momento, único) modelo foi lançado em 2014, exclusivamente para o mercado local, e desde então que a empresa tem vindo a acumular prejuízos.

Em causa está o Denza EV, uma berlina compacta animada por baterias de fosfato de iões de lítio da BYD, inicialmente capaz de percorrer até 300 km com uma carga de bateria. Foi actualizado em 2016, altura em que passou a chamar-se Denza 400, por via da autonomia aumentada para 400 km, graças à troca da original bateria de 47,5 kWh de capacidade por uma de 62 kWh.

O Denza tem um preço de entrada de 48.000€, e mesmo com os incentivos governamentais custa qualquer coisa como 39.000€. Valores demasiado elevados para a realidade chinesa, na opinião de vários analistas, e que ajudam a explicar a sua fraca aceitação, a par dos próprios problemas de imagem e reconhecimento de que a Denza padece.

O facto é que, em 2016, as vendas do modelo não foram além das 2.287 unidades, cifra inferior em 21% à do ano anterior, e praticamente desprezível num mercado que, no ano transacto, registou vendas superiores a 28 milhões de unidades. Não espanta, assim, que a joint-venture sino-germânica tenha registado prejuízos de praticamente 170 milhões de euros em 2016, e de quase 10 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano.

Em face desta situação, não restará outra alternativa aos dois proprietários da Denza do que cobrir estes prejuízos através de uma recapitalização, cabendo a cada um deles injectar 65 milhões de euros na Denza. Segundo a BYD, esta medida ajudará a Denza a expandir a sua rede de distribuição e a melhorar a sua imagem de marca junto do consumidor, no sentido de permitir incrementar a aceitação do seu modelo.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)