A sinistralidade no ambiente de trabalho é um dos fatores que contribui para os índices de absentismo no setor da Distribuição. Mas as ações de sensibilização e prevenção realizadas pelas empresas começaram a dar frutos. De acordo com o mais recente estudo da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que será divulgado a 1 de junho, o ano de 2014 marcou o ponto de viragem, com a queda do índice de frequência de acidentes de trabalho de 38,7 (2013) para 29,4.

A redução mais significativa ocorreu sobretudo no ramo alimentar, onde se regista também o maior número de acidentes. Aí, o índice de frequência de acidentes passou de 42 para 31. A exposição ao risco tende a ser maior no local onde decorrem os trabalhos mais pesados: os armazéns. É neste contexto que se verificam índices de frequência e gravidade de acidentes mais elevados.

Segurança posta em prática

Formação e prevenção entraram na rotina de operações da generalidade das empresas do setor, assim como o investimento na aquisição de novos equipamentos e em intervenções técnicas em instalações para melhoria das condições de trabalho. O objetivo é que os valores continuem a baixar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tendo a segurança como prioridade, os associados da APED têm vindo a implementar planos de ação para a prevenção de acidentes de trabalho, que se baseiam na realização de auditorias internas e externas, formações contínuas de liderança e de prevenção de riscos laborais, simulacros periódicos, desenvolvimento de campanhas de informação e sensibilização sobre segurança e saúde no trabalho e acompanhamento e avaliação contínua dos riscos associados ao local de trabalho junto dos colaboradores e dos técnicos de segurança e saúde no trabalho.

Conheça outros resultados do estudo da APED, As Nossas Pessoas – Um retrato social da Distribuição: