Sommelier Wine Market

27 de maio

O que é? Trata-se de uma feira de vinhos dedicada ao papel do escanção (sommelier, em inglês), que basicamente diz respeito ao profissional de vinhos nos restaurantes. Mais do que uma feira onde se expõem garrafas, o evento aposta também em provas de vinhos e em workshops temáticos orientados por reconhecidos escanções nacionais e outros profissionais da área. Há ainda espaço na agenda para sessões de WineStoryTelling — como quem diz histórias de profissionais do sector dos vinhos contadas na primeira pessoa.
Quem vai lá estar? Além de profissionais que vão orientar workshops e provas de vinho, na feira vão marcar presença mais de 40 produtores nacionais.
Onde é? O evento vai ocupar o Espaço Amoreiras – Centro Empresarial, à rua D. João V, nº 24, em Lisboa (fica entre o Largo do Rato e o Amoreiras Shopping).
Quanto custa? A entrada na feira custa 10 euros por pessoa (sendo que seis euros são descontados em caso de compra direta em feira), enquanto os workshops custam a partir de 20 euros por pessoa (25 euros caso os ingressos sejam adquiridos no próprio evento).

Vinal – Vinhas de Altitude

27 e 28 de maio

O que é? Mais uma feira de vinhos que, desta vez, se concentra nas riquezas do Dão. Da Vinal – Vinhas de Altitude fazem parte sessões de cozinha ao vivo, provas comentadas e conversas sobre o vinho.
Quem vai lá estar? Mais de 80 referências do Dão vão estar em prova livre, sendo que a região vai ser representada por 15 produtores, Dirk Niepoort, Casa da Passarella e Casa de São Matias incluídos.
Onde é? O evento acontece na Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, um dos produtores a ter (naturalmente) vinhos em prova.
Quanto custa? À semelhança do que acontece em eventos deste género, a entrada é livre e apenas existe um valor associado ao copo oficial de provas (2,5o euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trafaria (Com) Prova

2, 3 e 4 de junho

O que é? O festival vínico e gastronómico traz consigo, nesta segunda edição, vinhos e petiscos para provar, mas também cruzeiros vínicos com vontade de navegar nas águas do rio Tejo. No evento Trafaria (Com) Prova não faltam as habituais provas comentadas, mas do programa também fazem parte concertos, exposições e visitas guiadas (por exemplo ao Centro de Arqueologia de Almada).
Quem vai lá estar? A iniciativa da Câmara Municipal de Almada, com a produção da revista Vinho Grandes Escolhas, vai contar com a presença de 30 produtores de vinho, sendo que os petiscos ficam a cargo dos restaurantes da Trafaria.
Onde é? O nome diz quase tudo, uma vez que a feira vai ocupar o Passeio Ribeirinho da Trafaria.
Quanto custa? Os cruzeiros vínicos, que têm uma duração de duas horas e que incluem prova de vinhos a bordo, exigem marcação prévia e custam 12 euros por pessoa. Já a entrada do evento em si é gratuita, sendo que o copo de provas custa 3 euros.

https://www.instagram.com/p/BUj_3wAgsrB/?taken-at=235576949

Hello Summer Wine Party

9 de junho

O que é? É a terceira edição de uma festa que, sendo organizada pela revista Paixão Pelo Vinho, quer dar as boas-vindas ao verão. Da ementa da Hello Summer Wine Party fazem parte vinhos portugueses, iguarias e boa música.
Quem vai lá estar? Ao todo, vão marcar presença 40 produtores, o que implica centenas de vinhos em prova, portugueses e não só. A par dos vinhos que podem ser saboreados em ambiente de festa, há três provas limitadas a 20 participantes cada e orientadas por três reconhecidos enólogos (António Saramago, que vai apresentar uma prova vertical em que a protagonista é a casta castelão, Osvaldo Amado, para falar dos vinhos baga, da Adega Cooperativa de Cantanhede, e Francisco de Albuquerque, que vai dar a conhecer o Vinho da Madeira).
Onde é? No jardim do Lisbon Marriott Hotel que, a julgar por edições anteriores, poderá vir a receber muitos wine lovers.
Quanto custa? Bilhetes a partir de 10 euros, com oferta de copo de prova e um petisco.

Universo do Vinho Verde de Amarante

16 a 18 de junho

O que é? É a segunda edição de um festival que quer celebrar, com pompa e circunstância o Vinho Verde, seja através de rótulos icónicos ou de lançamentos recentes. O evento consta de uma iniciativa da Câmara Municipal de Amarante, com produção da EV-Essência do Vinho, e em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
Quem vai lá estar? Ainda não é possível dar números, mas há a promessa de que na feira do Vinho Verde não vão faltar produtores icónicos da região. Além do vinho servido no copo, estão previstas sessões de cozinha ao vivo e conversas sobre o vinho, que se prolongam durante os três dias do evento (o programa oficial será divulgado em breve).
Onde é? O evento vai ocupar o claustros do Convento de S. Gonçalo, em Amarante, tido como um momento histórico e emblemático da cidade.
Quanto custa? O copo oficial de provas tem o custo de 2,50 euros.

Qual o vinho perfeito para um piquenique? “Try vinho verde”

Dia Grande (Herdade do Esporão)

24 e 25 de junho

O que é? Durante dois dias, a conhecida Herdade do Esporão abre as suas portas para receber todos os curiosos que queiram participar em diversas atividades, sempre com a paisagem alentejana em pano de fundo.
Quem vai lá estar? Do vasto programa fazem parte provas de vinho, workshops, petiscos, passeios e concertos, entre outras propostas, pelo que é possível que a Herdade do Esporão fique concorrida.
Onde é? A Herdade do Esporão situa-se em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.
Quanto custa? A partir de 85 euros para adultos e 35 euros para crianças dos 4 aos 14 anos (entrada gratuita para crianças até aos três anos).

Adegga WineMarket Summer

1 de julho

O que é? O mercado de vinhos já quase não precisa de apresentações, a julgar pelas muitas edições que leva em cima (é a 22º!). No Adegga WineMarket é possível ficar a conhecer diversos vinhos e os seus produtores, bem como comprar os vinhos de que mais se gosta no próprio evento. O copo de provas, refira-se, é inteligente, já que através de um chip permite aos visitantes recordar exatamente o que beberam durante o dia. À entrada do evento é ainda oferecido o Adegga WineGuide, onde constam todos os vinhos e prémios dos produtores presentes no mercado.
Quem vai lá estar? Ao todo, 60 produtores vão rumar ao mercado de vinhos Adegga WineMarket, o que se traduz em cerca de 500 vinhos disponíveis para prova.
Onde é? As edições de verão do mercado já nos habituaram a hotéis bonitos e a provas de vinhos em esplanadas, com uma vista desafogada sobre a capital. Este ano não será exceção, com o Adegga a ocupar o Lisbon Marriott Hotel.
Quanto custa? Há bilhetes a partir de 15 euros por pessoa.

Gin Tasting & Spirits

1 de julho

O que é? Apresenta-se como o grande evento dedicado ao gin, bebida que promete vir acompanhada de outras espirituosas como o whisky, a vodka ou o rum.
Quem vai lá estar? O que não vai mesmo faltar é gin. Mais de meia centena de referências vão estar à prova neste evento — dos rótulos internacionais que já não passam despercebidos em qualquer prateleira de supermercado às mais recentes novidades, incluindo gins portugueses. Paralelamente às provas há workshops, masterclasses com especialistas, harmonizações e DJ.
Onde é? No Pestana Palace, em Lisboa.
Quanto custa? A partir de 15 euros por pessoa (inclui oferta de copo oficial de provas e de três bebidas; no dia e local do evento, o bilhete terá um valor de 20 euros por pessoa).

© Getty Images/iStockphoto

Vinho Verde Wine Fest

20 a 23 de julho

O que é? Na página oficial do evento já é possível dar de caras com as datas da próxima edição daquele que se diz ser “o maior festival de Vinho Verde do mundo” e que durante três dias ocupa a Alfândega do Porto — e há poucos luxos como beber um copo de vinho à beira das águas calmas do rio Douro.
Quem vai lá estar? A julgar pela informação disponível na página oficial, em prova estarão mais de 15o vinhos, além dos showcookings e dos workshops que já animaram edições anteriores.
Onde é? O evento acontece, como vem sendo costume, na Alfândega do Porto.
Quanto custa? Em 2016, a admissão custava 10 euros por pessoa, com oito bebidas incluídas.

Lisbon Beer Week

17 a 24 de setembro

O que é? É a segunda edição de um festival que está dividido em três eventos, à semelhança do que aconteceu no ano passado: Festival da Cerveja, Beer Mile e Rota das Cervejas.
Quem vai lá estar? O Festival da Cerveja, que na prática consiste numa feira tradicional, vai receber pelo menos 17 cervejeiros (até à data do evento podem existir mais confirmações), mas também entretenimento musical — falamos de DJs e de bandas escolhidas a dedo.
Onde é? O Festival da Cerveja acontece nos dias 22, 23 e 24 no Jardim do Torel, mas nem a Beer Mile — uma corrida de uma milha que implica beber um copo de cerveja de 400 em 400 metros –, nem a Rota das Cervejas têm, por enquanto, locais definidos.
Quanto custa? O copo de 0,25 litros para poder provar cervejas no festival vai custar 3 euros, sendo que o mesmo dá direito a promoções nos bares e restaurantes de Lisboa que fizerem parte da Rota das Cervejas. O preço da Beer Mile ainda não está fechado, mas deverá rondar os 10-15 euros.