O teclista e vocalista Gregg Allman faleceu neste sábado aos 69 anos na sua casa na cidade de Savannah nos estado norte-americano da Georgia. O anúncio da morte foi feito através de um comunicado publicado no site oficial de Allman. Não foi divulgada informação sobre as causas do óbito, mas apenas que o músico “lutou contra diversos problemas de saúde ao longo de vários anos”. Sabe-se que Gregg Allman foi diagnosticado com hepatite C em 1999 e sujeito a uma cirurgia de transplante do fígado há sete anos.

Gregg Allman foi fundador e membro de uma das mais influentes bandas norte-americanas dos anos 1970, a Allman Brothers Band, que ajudou a desenhar o rock sulista, uma fusão de blues, rock, country e jazz que inspirou outros grupos como os Lynyrd Skynyrd e a Marshall Tucker Band. A banda integrava o irmão mais velho de Gregg, o herói da guitarra Duane Allman, que faleceu prematuramente em 1971 num acidente de motociclo, poucos meses depois da edição de At Fillmore East que ficou registado como um dos melhores álbuns ao vivo de sempre.

Enquanto instrumentista, Gregg Allman fazia do órgão Hammond B3 um pilar na secção rítmica da banda que fundou e integrou, deixando terreno aberto para o protagonismo das guitarras de Duane e de Dickey Bets. Foi responsável pela composição de temas como “Dreams” e “Whipping Post”, este último objeto de uma versão incendiária e que, tal como “Dreams”, integra o alinhamento de At Fillmore East. Como voz principal dos Allman Brothers, Gregg inspirou-se em cantores de blues como Elmore James, Bobby Bland e Little Milton.

Gregg Allman nasceu a 8 de dezembro de 1947, em Nashville, no Tennessee. Depois de, a par do irmão mais velho, ter desenvolvido o interesse pela música e ter tocado em diversas bandas, fundou a Allman Brothers Band em 1969. A banda conquistou fama e influência e sobreviveu às mortes de Duane Allman e do baixista Berry Oakley, também vítima de um acidente de motociclo, em 1972. No ano seguinte, o grupo lançou o álbum Brothers and Sisters, aquele que foi acolhido com maior sucesso.

O músico iniciou uma carreira a solo com a estreia discográfica através de Laid Back, de 1973. Desentendimentos no interior da Allman Brothers Band levaram à dissolução em 1975. O mais recente lançamento de Gregg Allman é Low Country Blues, de 2011, e prevê-se a edição de um novo álbum, Southern Blood, em 2017. Gregg Allman era casado com Shannon Allman, pai de quatro filhos e avô de três netos.

Pode escutar aqui uma versão ao vivo, de 1970, do tema “Whipping Post”: