O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou neste domingo o cineasta Pedro Pinho e o fotojornalista Daniel Rodrigues, pelos prémios internacionais conquistados sábado nas áreas do cinema, em França, e da fotografia, em Espanha.

As mensagens de felicitações foram publicadas hoje no sítio ´online´ da Presidência da República, meio usado também para uma missiva de enaltecimento do chefe de Estado ao trabalho do Banco Alimentar contra a Fome, que realiza uma recolha de alimentos este fim de semana.

A longa-metragem “A Fábrica de Nada”, do realizador português Pedro Pinho, criado a partir da peça homónima de Judith Herzberg, venceu o prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema, no âmbito da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cinema de Cannes, em França. “O reconhecimento internacional obtido por esta surpreendente meditação sobre tempos sombrios, é mais um bom exemplo da diversidade e vitalidade do cinema português”, considera Marcelo Rebelo de Sousa na mensagem de felicitação a Pedro Pinho.

“A Fábrica de Nada” teve a primeira exibição na Quinzena dos Realizadores, secção paralela do Festival de Cannes, na quinta-feira, e o anúncio foi feito sábado, pelo júri, presidido pela crítica Alissa Simon, da revista Variety norte-americana, especializada em cinema e entretenimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O filme segue a vida de um grupo de operários que tentam segurar os postos de trabalho, através de uma solução de autogestão coletiva, e evitar, assim, o encerramento de uma fábrica.

Marcelo Rebelo de Sousa também felicitou o fotógrafo português Daniel Rodrigues, a quem foi atribuído sábado, o prémio de fotógrafo ibero-americano do ano no concurso Picture of the Year Internacional – Iberoamérica 2017.

“Colaborador de vários jornais portugueses, brasileiros e americanos, Daniel Rodrigues já tinha vencido em 2013 um prémio do World Press Photo. O trabalho agora premiado centra-se nos albinos do Malawi e de Moçambique, discriminados e perseguidos”, sublinhou o Presidente da República na mensagem.

De acordo com o sítio ´online´ do POY-Latam, concurso dedicado a fotógrafos da América Latina e Península Ibérica, Daniel Rodrigues venceu o prémio principal, relativo aos últimos dois anos do seu trabalho, e também obteve o 2.º lugar na categoria Retratos, com uma fotorreportagem sobre a perseguição dos albinos em África.

Marcelo Rebelo de Sousa publicou também no sítio ´online´ da Presidência da República uma mensagem a enaltecer o trabalho do Banco Alimentar Contra a Fome, que realiza este fim de semana uma recolha de alimentos.

“O Presidente da República quer publicamente sublinhar e enaltecer o trabalho desenvolvido todos os dias por esta estrutura da sociedade civil e dos milhares de voluntários que mobiliza em todo o país”, aponta, na mensagem, na qual agradece o esforço solidário.

Os alimentos e a ajuda que o Banco Alimentar recolhe e distribui “contribuem para que a sociedade portuguesa se torne mais justa e socialmente equilibrada”.